Prefeitura de Ourinhos confunde população com informações insuficientes sobre coronavírus

Imagem: captura de tela de live de Lucas Pocay no Facebook.

A divulgação de dados corretos e atualizados sobre o avanço da pandemia entre nós é um direito público. Com informações verdadeiras, poderia diminuir o número de pessoas que continuam saindo às ruas sem necessidade ou proteção, como tem acontecido em Ourinhos.

A Prefeitura de Ourinhos divulga diariamente um boletim com dados sobre a epidemia do coronavírus na cidade. Porém, o fato da informação ser sempre disponibilizada primeiro na página pessoal do prefeito Lucas Pocay (PSD), e não no da instituição Prefeitura, diz muito sobre as intenções do Prefeito, que é pré-candidato a reeleição. Centralizar as informações em suas redes resume seu estilo personalista, e quem busca saber sobre a epidemia forçosamente se depara com propagandas da atual gestão e do prefeito, feitas por ele mesmo.

Até a informação do primeiro caso de Coronavírus em Ourinhos foi divulgada com exclusividade no Instagram de Lucas, dia 5 de abril. E quem não usa o Instagram, prefeito? Como fica?

O Jornal O Globo noticiou ontem que cientistas detectaram o vírus no ar em ruas e prédios próximos a hospitais. Uma notícia como essa evidencia a necessidade dos moradores da cidade receberem mais informações para poderem se prevenir melhor. Se uma pessoa sabe que existe alguém contaminado no bairro onde mora, vai pensar duas vezes antes de sair de casa.

Ao contrário de muitas cidades onde a informação é passada com mais clareza,  em Ourinhos a epidemia é apresentada com número de casos confirmados, suspeitos, pessoas internadas, óbitos, óbitos suspeitos e pacientes aguardando exames.  Não são apresentados outros dados como idade, sexo, bairro onde moram ou situação clínica. É mais fácil saber detalhes de casos por todo o Brasil do que em nossa cidade. A Prefeitura de Marília, por exemplo, disponibiliza em seu site oficial um mapa atualizado de onde estão localizados os casos de Covid-19; Não seria mais honesto assumir que a cidade não tem testes, como acontece em todo o país? O prefeito coloca a compra de testes como uma iniciativa dele para o controle da doença, mas não informa quantas pessoas foram testadas.

___continua após publicidade___

Entendemos que pacientes com o vírus podem ser discriminados com uma divulgação mal feita, e as famílias teriam um sofrimento adicional. Além da doença, ainda poderiam se sentir rejeitados, e isso precisa ser evitado. Não há necessidade de se divulgar o nome ou endereço do paciente, respeitando a privacidade das famílias. Porém, informações mais detalhadas como sexo, idade e bairro onde moram podem ajudar a aumentar a consciência da necessidade do isolamento social, que em Ourinhos não acontece como deveria.

Em Londrina, onde os dados são divulgados com transparência, sabe-se que a maior parte dos casos de infectados pelo coronavirus estão na região central e Gleba Palhano, um bairro de classe alta na cidade. E em Ourinhos?  Onde estão os casos?

___continua após publicidade___

JornalBiz.com (14)99888-6911

Em muitas cidades a prefeitura criou um Comitê para combate à epidemia, onde as ações são discutidas com membros da sociedade, moradores de bairros diferentes que acabam liderando, organizando e fiscalizando ações no local onde moram. As informações são compartilhadas, diferentemente do que acontece em Ourinhos, onde elas são negadas ou apresentadas de maneira confusa, dificultando ainda mais a adoção de um comportamento que beneficie a cidade como um todo.

Ontem, por exemplo, o prefeito Lucas Pocay resolveu mudar a forma de apresentação do boletim atualizado sobre o coronavírus, o que provocou dificuldades para entendimento e mais confusão. No quadro apresentado, o número de casos confirmados foi escrito em fonte diminuída, na parte de baixo do gráfico, e ao invés dos 21 casos confirmados, a informação foi entendida como sendo apenas 9.

Boletins dos dias 27 e 28: mudanças que confudem a população.

Na noite de ontem o Jornal Biz enviou algumas questões para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, porém não obteve resposta. Queremos saber:

  • Porque a Prefeitura mudou a forma de apresentar os dados do boletim Coronavírus? É orientação de alguém da Saúde municipal, estadual ou federal? Essa alteração não vai confundir a população?
  • Há um comitê municipal para avaliar os boletins e dados do Coronavírus?
  • Por quê não se informa dados básicos dos casos confirmados, como sexo, idade e bairro?

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo informa com muito mais clareza. Todos os dias o prefeito Otacílio Parras (PSB) e o secretário de saúde Diego Singolani apresentam resultados com a evolução da epidemia, e respondem perguntas dos internautas. A assessoria de imprensa também envia um boletim, por email, para toda a imprensa, com informações muito mais completas do que a apresentada pelo prefeito-candidato em Ourinhos.

Boletim de ontem, 28, enviado para a imprensa pela Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo.

A pedido do Jornal Biz o estudante de Geografia da Unesp Ourinhos, Jardel Augusto Chagas Fiel, está montando diariamente um gráfico com os dados do coronavírus em Ourinhos. Segundo Jardel, o problema na cidade vai da subnotificação (casos não computados) ao método de divulgação dos casos positivos. “Os dados e a forma de apresentação vem sofrendo rotineiras alterações, causando desconfiança da legitimidade dos números. Para produzir o gráfico foi necessário fazer a somatória dos tipos de pacientes, óbitos confirmados e suspeitos e a inclusão dos dados de monitorados/suspeitos”, conclui.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz