Em 1995 Ourinhos teve um grandioso carnaval de rua, realizado pela então Diretoria de Cultura da Prefeitura. Três escolas de samba – Barra Funda, Boa Esperança e Jardim Matilde – deram um show na avenida Altino Arantes, com baterias afiadas, carros alegóricos e todas as alas obrigatórias que uma agremiação precisa apresentar. Sergio Nunes era o carnavalesco que inspirava o carnaval de rua naquela época.
Uma das figuras mais emblemáticas foi Pedro Abujamra, o Pedrinho do Bazar. Personagem histórico de Ourinhos, ele foi destaque em um carro da Escola de Samba Unidos da Barra Funda. “O Pedrinho tinha uma alegria contagiante e era uma pessoa que vivia e aproveitava cada minuto do carnaval. Por causa da proximidade de seu comércio, ele tinha ligação com a escola da Barra Funda, mas era querido e aplaudido por todos”, lembra Neusa Fleury, então diretora de cultura da Prefeitura e responsável pela organização do evento.
O “Turco maluco da Antonio Prado” era dono do “Bazar do Pedrinho”, um comércio na rua Antonio Prado e ficou conhecido nacionalmente quando apresentou um “terno de defunto”, que só tinha a parte da frente, no Programa “Cidade contra Cidade”, apresentado por Sílvio Santos. O carnaval de rua de Ourinhos acabou, Pedrinho faleceu em 2001, mas as lembranças de quem viveu aquele tempo mágico que jamais serão apagadas.
A foto é de Luiz Carlos Seixas, para o Arquivo Z do Jornal Biz.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz
O programa era apresentado pelo Gugu. Eu estava lá.