Cartão de Natal da Prefeitura de Ourinhos revela a praça Mello Peixoto há 29 anos

Foto: Luiz Carlos Seixas / Jornal Biz

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

O Santander era Banespa, a Vivo era Telesp e o trânsito da avenida Altino Arantes era inverso ao de hoje.

No final do ano do tetracampeonato mundial da seleção brasileira de futebol, a cidade de Ourinhos foi presenteada com um pedaço de sua própria história, eternizado em um cartão de Natal, cortesia da Prefeitura local. A imagem, capturada por Luiz Carlos Seixas em uma máquina fotográfica analógica (filme), e desenhada à mão por Narciso Calegari, transporta os moradores para o coração do município, a praça Mello Peixoto.

Clique e saiba mais.

A fotografia, rica em detalhes e nostalgia, destaca um canteiro repleto de flores em primeiro plano, evocando a beleza natural que ornamentava a praça naquela época. O cenário é complementado pelo icônico edifício Brasul, testemunha silenciosa das mudanças do centro da cidade ao longo dos anos.

Ao observarmos os carros estacionados na avenida Altino Arantes, uma peculiaridade do passado se revela: o tráfego seguia em sentido inverso ao atual, só descia.




A cena também retrata o Centro Comercial J.J. Carvalho em processo final de construção. O Santander ainda era Banespa, a Vivo era Telesp e o prefeito de Ourinhos era Claury Santos Alves da Silva, pai do atual mandatário.

Escrita há quase três décadas, a mensagem no cartão é atemporal: “Tudo o que acontece no mundo tem o seu tempo dado por Deus. Que o Ano Novo seja o tempo de crescer e realizar, de plantar e colher, de crer e celebrar, de unir e perdoar, de sentir e sonhar, de amar e viver em paz. Ourinhos, dezembro de 1994. Governo de Ourinhos – Nossa cidade, nosso futuro“.

JornalBiz.com – Portal de Conteúdo

Clique aqui para ver outras fotos antigas.

Clique e saiba mais

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube