Ourinhos possui 2.083 famílias vivendo em extrema pobreza. Segundo dados do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), essa situação é a de quem vive com menos de R$89 por mês.
___continua após publicidade___
O Cadastro Único é um sistema de informações do Governo Federal que reúne informações pessoais e de condição de vida de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, e também serve como parâmetro para inscrição em programas sociais.
No mês de setembro, Ourinhos possuía 7.426 famílias com renda de até meio salário mínimo, o que equivale a R$499 por mês. Esse número de famílias representa 19.727 pessoas assistidas. De agosto para setembro, 327 famílias deixaram de fazer parte do Cadastro.
Na atual gestão municipal, o menor índice de pobreza foi alcançado em setembro de 2017, com 6.334 famílias em tal situação. Em dezembro de 2014 eram 11.930 famílias cadastradas.
Além dos programas sociais como o bolsa-família, muitas famílias ourinhenses – especialmente as que possuem crianças e idosos – recebem auxílio de entidades como os Vicentinos, Associações Espíritas e outras. Apesar disso, criar condições para as famílias ultrapassarem o limite de extrema pobreza é um desafio que a cidade precisa enfrentar.
QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz