Ourinhos concentra 43% dos bebês nascidos vivos na região em 2023

Fonte: Fundação SEADE

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz

Desde o início deste ano nasceram vivos 401 bebês em Ourinhos, e apenas cinco em Timburi

Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgados na última semana mostram que a população de Ourinhos continua crescendo. No total dos municípios da nossa microrregião nasceram 927 bebês, sendo 401 em Ourinhos, o que representa 43,26%.

Os dados foram computados até o último dia 14, e mostram mais nascimentos de mulheres (465) do que homens (462). Nas três maiores cidades da região, no entanto, vieram ao mundo mais homens do que mulheres. Em Ourinhos foram 208 homens e 193 mulheres, em Santa Cruz do Rio Pardo, 93 do sexo masculino e 91 do sexo feminino, e em Ipaussu, 29 homens e 23 mulheres.

A Fundação SEADE também possui levantamento sobre a idade das mães. A faixa etária dos 20 aos 29 anos é responsável por 47% do total de 927 nascidos neste ano.

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

Proporcionalmente ao número de habitantes, as cidades de Canitar, Salto Grande, Espírito Santo do Turvo e Chavantes apresentaram uma porcentagem significativa dos novos habitantes. Mesmo possuindo quase a metade da população de Bernardino de Campos, Canitar registrou a mesma quantidade de nascimentos (38). Canitar é o único município na região onde os novos habitantes representam acima de 0,7% do total de moradores.

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

Já Timburi computou menos de um nascimento por mês em 2023. A cidade menos populosa da região registrou apena cinco bebês, o que representa 0,19% de sua população.




Os dados da Fundação Seade, órgão do Governo do Estado de São Paulo, são computados a partir de informações enviadas pelos Cartórios, e podem ser revisados. Os números referentes ao total de habitantes de cada município ainda não foram atualizados com as estatísticas do Senso 2022, do IBGE.

As ruas de terra do CDHU na década de 1990

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube