Venda da SAE: Ministério Público impõe nova derrota a Lucas Pocay e multa a Prefeitura de Ourinhos

Lucas Pocay | Imagem: Reprodução redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Prefeito de Ourinhos descumpriu medida judicial e foi multado pelo Ministério Público.

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Ourinhos, em parecer emitido no âmbito dos Autos nº 1001723-40.2024.8.26.0408, se posicionou sobre um Mandado de Segurança impetrado pela CS Infra S/A contra o Prefeito Municipal de Ourinhos, Lucas Pocay Alve da Silva (PSD).

O caso tem como pano de fundo a republicação do Edital de Licitação da Concorrência Pública nº 15/20231 pela Prefeitura de Ourinhos, visando a concessão do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A empresa CS Infra alega inconsistências no edital, especialmente em relação à falta de menção ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 2017 e à ausência de clareza sobre as responsabilidades ambientais.

Uma liminar foi deferida, suspendendo temporariamente a concorrência pública. Contudo, a Prefeitura de Ourinhos, em atitude desesperada, buscou a revogação dessa decisão, mas não obteve êxito.




O parecer do MP ressaltou o descumprimento de medida judicial pela Prefeitura de Ourinhos, destacou a importância de se respeitar as decisões judiciais e aponta que a decisão do Prefeito prejudicou a competitividade do processo licitatório. Sendo assim, o Ministério Público suspendeu a concorrência e aplicou multa ao prefeito Lucas Pocay, além de tornar nulo o recebimento dos envelopes na Concorrência. O processo de leilão da SAE ocorre em São Paulo, capital, distante do povo de Ourinhos e dos holofotes da imprensa chapa-branca.

A manifestação do MP, assinada pela Promotora de Justiça Dra. Paula Bond Peixoto, foi emitida em 15 de março de 2024.

  • LEIA MAIS SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA SAE NOS LINKS ABAIXO:

Prefeitura tem enganado a população sobre falta d’água, diz Ministério Público

Transparência zero: Venda da SAE vai acontecer em São Paulo, durante o carnaval

Escândalo em Ourinhos: Justiça suspende processo de venda da SAE por irregularidades em licitação milionária

 

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube