Instabilidade do sistema de pagamento do IPTU preocupa munícipes, que temem as multas com o atraso

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

Para cada dia de atraso a Prefeitura cobra 0,2% de multa. Setor de Tributação garante que a população não será prejudicada.

Um funcionário público municipal, que prefere não se identificar com receio de perseguição, entrou em contato com o Jornal Biz para contar que há três dias tenta pagar o IPTU de seu imóvel e não consegue, e para cada dia de atraso soma-se uma multa no valor de 0,2%. “Tentei fazer o pagamento do imposto em sua totalidade, mas para isso é preciso gerar um novo boleto, porém o sistema que realiza esse protocolo está “fora do ar” já há 2 dias”, denuncia.

O serviço de manutenção desse sistema é realizado por uma empresa de Ribeirão Preto. Preocupado com o atraso no pagamento e com a multa que teria que pagar, o funcionário pediu orientação na Prefeitura, e foi informado que deveria enviar um email para a Lançadoria Imobiliária de Ourinhos explicando o problema. “Então o caso será analisado e poderão ou não, ser descontadas as multas em um novo boleto”, foi a explicação.

Trecho da mensagem enviada pelo denunciante ao Jornal Biz

Entramos em contato com a Prefeitura para esclarecimentos sobre a questão, e o servidor Vagner Oliveira, do setor de Tributação, confirmou que existe o problema em vários setores, não só no Tributário: “A pane também atingiu os demais sistemas de gestão, contábil, Rh e Protocolo Geral”. Ele informou que o setor está trabalhando para garantir o retorno à normalidade o mais rápido possível.

Sobre os contribuintes que não conseguiram pagar o IPTU, Vagner garante que a Prefeitura assegura a cobrança do mesmo valor do dia que a pessoa tentou reemitir a parcela e não conseguiu. “Estamos trabalhando com a possibilidade de prorrogar o vencimento das cotas (única e da primeira parcela), para que a população não seja prejudicada”, completou.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz