Historiador lança livro sobre a alimentação em Ourinhos

A alimentação é tema do livro História tem sabor: memória e cultura alimentar em Ourinhos, que o professor Rogério Augusto Singolani lança no dia 16 de março às 20h, com a transmissão de uma entrevista pelos canais do Jornal Biz no Facebook e Youtube. O livro é uma versão adaptada da dissertação de mestrado apresentada pelo autor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e revela aspectos das práticas alimentares de Ourinhos entre 1927 e 1977. A publicação do livro foi uma iniciativa da Associação de Amigos da Biblioteca Pública (Aabip), viabilizada através da Lei Aldir Blanc e Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Rogério explica que a pesquisa aconteceu no período de 2018 a 2020, utilizando como fonte jornais publicados na cidade, analisando anúncios e matérias relacionadas à alimentação: “A pesquisa foi feita a partir do arquivo digital criado pelo Associação de Amigos da Biblioteca Pública, disponível no site Tertuliana”. O autor de refere ao projeto “Ourinhos: memória em movimento”, que entre 2012 e 2014 digitalizou milhares de páginas de jornais que circularam na cidade: “Além desse arquivo, analisei também crônicas produzidas por memorialistas e um caderno de receitas”.

Professor da rede estadual de ensino há mais de 20 anos, atualmente Rogério Singolani trabalha na EE Profª Virginia Ramalho. Para realizar a pesquisa, Rogério uniu seu interesse pela alimentação à possibilidade de trabalhar novas práticas pedagógicas, utilizando o tema na sala de aula. O trabalho original apresentado para a Universidade incluiu um “kit didático” que pode ser utilizado como referência pelos professores de história. O kit didático pode ser acessado através de um QR Code.

Rogerio atualmente leciona na escola estadual Virgínia Ramalho, em Ourinhos

Para a realização da pesquisa, Rogério pesquisou os jornais “A Voz do Povo” (1927-1949), “Diário da Sorocaba” (1958-1974) e “O Progresso de Ourinhos” (1965-1977), além dos livros Ourinhos: memórias de uma cidade paulista (1992), de Jefferson Del Rios e Ourinhos em crônicas (2009), de Norival Vieira da Silva e o caderno de receitas de Maria Lúcia Cury, compilado na década de 1940.

Além de propor novas possibilidades para o ensino de história utilizando fontes locais, o livro mostra que a alimentação pode revelar diferentes aspectos do cotidiano da cidade que se transformaram ao longo do tempo. Interessados em adquirir o livro devem escrever para aabipourinhos@gmail.com.

Lançamento do livro “História tem sabor: memória e cultura alimentar em Ourinhos”

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz