Com Furna eleito para a Presidência da Câmara, Pocay ganha presente de Natal antecipado

Imagens: Reprodução redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Presidente eleito do Legislativo de Ourinhos para o biênio 2023-2024 é fiel ao prefeito, de quem herdou cabos eleitorais nas eleições de 2020

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Ourinhos, realizada na noite de ontem (19), terminou seguindo um roteiro dos sonhos para o prefeito Lucas Pocay (PSD). A partir do próximo 1º de janeiro até seu último dia de mandato, em 31 de dezembro de 2024, seu amigo e aliado político Fernando Rosini, o Furna Beco da Bola (União) comandará a Casa. Alexandre Zóio (Republicanos) ficou com a vice-presidência, Santiago de Lucas (União) como 1º Secretário e Anísio Felicetti (PP) na 2ª Secretaria.

Imagem: Divulgação

A eleição foi decidida com chapa única e votação unânime, ou seja, com o apoio até dos vereadores oposicionistas. O Jornal Biz publicou na última sexta-feira (16) que essa era a tendência para a “disputa” pelos cargos da Mesa, e que apenas o nome e cargo de Zóio na chapa poderia ser alterado.

Furna é vereador em primeiro mandato, e na campanha eleitoral de 2020 herdou vários cabos eleitorais que serviam a Lucas Pocay nos tempos de Câmara. O empresário foi o terceiro mais votado no pleito, ficando atrás apenas dos veteranos Alexandre Enfermeiro (PSD) e Alexandre Zóio.

JornalBiz.com

Após desentendimentos de Lucas Pocay com o atual presidente da Câmara, Santiago, nos últimos 60 dias, a troca no comando do Legislativo acontece em momento fundamental para as pretensões do prefeito. A composição da futura Mesa dá indícios de que o rolo compressor do Poder Executivo sobre o Legislativo continuará sendo acionado sem dificuldades, sempre que necessário.

OPOSIÇÃO SEM VEZ

Apesar de representar um terço das cadeiras da Câmara, o bloco de oposição (mais uma vez) fez papel figurativo na eleição da Mesa Diretora. Nenhum dos cinco vereadores – Cícero Investigador (Republicanos), Guilherme Gonçalves (Podemos), Roberta Stopa (PT), Roberto Tasca (MDB) e Latinha (PP) – conseguiu apoio suficiente para uma indicação, sequer, para as Secretarias. Mesmo assim, os cinco parlamentares aplaudiram e votaram na chapa única, oferecendo resultado unânime ao pleito.




A sessão de ontem foi a última deste ano, e os trabalhos formais só retornam em 6 de fevereiro de 2023. O início da segunda metade da atual legislatura pode marcar mudanças nas bancadas, já visando as eleições municipais de 2024.

O posicionamento de Santiago poderia ser determinante nessa nova composição, mas algumas demonstrações públicas de apoio nos últimos dias, e sua indicação como 1º Secretário, sinalizam que a paz com o prefeito está reestabelecida. Pelo menos por enquanto.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.