Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz
Eleição da nova Mesa Diretora pode ser decidida com chapa única, mas disputa pela vice-presidência pode ter consequências
A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Ourinhos acontece na próxima segunda-feira (19), e os vereadores terão de eleger, obrigatoriamente, a Mesa Diretora que comandará os trabalhos de janeiro de 2023 a dezembro de 2024. O preferido da maioria dos parlamentares para a Presidência é Fernando Rosini. Conhecido popularmente como Furna Beco da Bola, ele é filiado ao União Brasil e conta com o apoio do prefeito Lucas Pocay (PSD).
Há a possibilidade de a eleição ser resolvida em chapa única, com Santiago de Lucas (União) como vice-presidente e Anísio Felicetti (PP) na 2ª Secretaria. O que impede o consenso, até o momento, é a indicação de Alexandre Zóio (Republicanos) como 1º Secretário, além da “dobradinha” do União Brasil nos dois principais postos. Conforme informações dos bastidores, Zóio almeja a vice-presidência e tem o apoio do prefeito, mas sofre grande resistência.
Fontes ouvidas pelo Jornal Biz relatam que pelo menos seis vereadores preferem que Alexandre Zóio não componha a nova Mesa. O PSD, maior bancada da Câmara, reivindica a vice-presidência e mais um cargo na direção do Legislativo, e nome de Borjão tem boa aceitação.
Em uma reviravolta improvável, não está descartada uma chapa com Alexandre Enfermeiro (PSD) na Presidência, Alexandre Zóio como vice, Anísio na 1ª Secretaria e Furna como 2º Secretário. Vale lembrar que Enfermeiro presidiu a Câmara entre 2019 e 2020, logo após o mandato de Zóio, em 2017 e 2018.
O bloco de oposição, formado por Cícero Investigador (Republicanos), Guilherme Gonçalves (Podemos), Latinha (PP), Roberta Stopa (PT) e Roberto Tasca (MDB), tem cinco votos e poderia formar uma chapa para disputar a Presidência, mas a possibilidade disso ocorrer é próxima de zero.
O bom trânsito e disponibilidade do empresário do Beco da Bola com os vereadores e funcionários da Casa pode fazer com que as festas de fim de ano sejam mais tranquilas para Lucas Pocay. Furna na Presidência e nenhum opositor na Mesa seria quase um pedido do prefeito para o Papai Noel.
VOCÊ LEMBRA?
A última vez que um prefeito ourinhense enfrentou um adversário no comando da Câmara foi no biênio 2013-2014. Eleita nas eleições de 2012 derrotando Claury Santos Alves da Silva, pai do atual prefeito, Belkis Gonçalves Fernandes iniciou seu governo já com uma bomba nas mãos: a eleição de Lucas Pocay como líder do Legislativo. O relacionamento com os vereadores até melhorou nos últimos dois anos de seu mandato (2015-2016), enquanto Roberto Tasca foi presidente, mas podemos dizer que a única mulher a governar Ourinhos em toda a história não teve um dia de paz com a Câmara em sua gestão.
Leia mais sobre a Câmara Municipal de Ourinhos nos links abaixo:
Enquetes Biz: 76% votariam em algum dos atuais vereadores para Prefeito de Ourinhos em 2024
Éder Mota é o vereador com pior atuação na Câmara de Ourinhos, aponta Enquete Biz
Ourinhos: Vereadores da oposição concentram melhores avaliações nas Enquetes Biz
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz
Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube