TRE determina suspensão de perfil falso da Prefeitura de Ourinhos que divulgava campanha de Caio Lima

Imagens: reprodução Instagram

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Justiça Eleitoral também exige que o Facebook forneça os dados cadastrais dos responsáveis pela página anônima

A Juíza Raquel Grellet Pereira, da 82ª Zona Eleitoral de Ourinhos, determinou a suspensão imediata do perfil anônimo “OURINHOSPARATDS” no Instagram, atendendo a uma representação da Coligação “Amor e Respeito Por Ourinhos”. A frente partidária apresentou evidências de que o perfil, que se passava pela Prefeitura Municipal de Ourinhos ao usar indevidamente o brasão oficial e realizou propaganda eleitoral irregular, favorecendo o candidato a prefeito Caio Lima (PSD), seu vice Dr. Paulo César Ferreirinha Testa, o prefeito Lucas Pocay Alves da Silva e o candidato a vereador Éder Júlio Mota. A página também era utilizada para atacar o candidato a prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) e seu vice Alexandre Zóio.

Imagens: prints redes sociais

FACEBOOK DEVE SUSPENDER A PÁGINA EM ATÉ 24 HORAS, SOB PENA DE MULTA DE R$10 MIL POR DIA E CRIME DE DESOBEDIÊNCIA

Na decisão, a magistrada destacou que o uso de perfis anônimos para fins eleitorais, especialmente com símbolos públicos, configura uma violação grave à legislação eleitoral. A Justiça Eleitoral, com o intuito de garantir a igualdade de condições entre os candidatos e proteger a integridade do processo, determinou que o Facebook suspenda a página dentro de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 e enquadramento em crime de desobediência.

Além disso, foi exigido que a rede social forneça os dados dos responsáveis ​​pelo perfil e os IPs relacionados às postagens. Com a resposta do Facebook, será possível identificar quem eram os responsáveis pela página, e a partir de qual local faziam as publicações.

 Clique e saiba como colaborar.

Década de 1990, rodovia Raposo Tavares

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube