Estado de SP desobriga máscara ao ar livre e anuncia regra nas escolas

Foto: Sergio Delfino (2020)

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



Conteúdo original publicado em Exame

A nova regra será detalhada em uma coletiva de imprensa a partir das 12h45. A informação foi apurada por reportagem de EXAME

O governo de São Paulo anuncia a suspensão do uso obrigatório de máscaras ao ar livre em todo o estado nesta quarta-feira, 9. O uso do item de segurança facial em locais fechados ou com aglomerações deve ser mantido. A nova regra será detalhada em uma coletiva de imprensa a partir das 12h45. A informação foi apurada por reportagem de EXAME junto a integrantes do Comitê Científico estadual.

Uma reunião pela manhã entre a cúpula do governo e os cientistas que assessoram o governador João Doria (PSDB) vai definir a partir de quando a regra tem validade e como ficam as escolas. Há um entendimento de que atividades escolares em local aberto poderiam ter o uso da máscara suspenso. Mas o martelo será batido somente após este encontro. O decreto em vigor estabelece o uso de máscara até o dia 31 de março.

O que motiva o governo de São Paulo a tomar tal atitude é a baixa nos casos graves e mortes decorrentes da covid-19. Com a vacinação mais avançada do país, o estado já imunizou com o esquema completo quase 90% da população com mais de 5 anos, em que a aplicação já é permitida. A taxa de internações em leitos de UTI, que preocupou no começo do ano com a variante ômicron, está em 37,6% em todo o estado.

Em entrevista exclusiva à EXAME no fim de fevereiro, o secretário da Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, disse que o governo estava utilizando dados para definir as estratégias de combate à pandemia de covid-19, e que a liberação seria um caminho sem volta. “Estamos avaliando bem os números, para que no momento oportuno tomemos esta decisão, sem a necessidade de recuo”, afirmou.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz