Dezembro vermelho: a importância de fazer o teste e prevenir-se contra a aids

Imagem: Saude.org

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Tatiana Bonumá

O mês é dedicado à luta contra o vírus HIV mas também contra todas as infecções sexualmente transmissíveis (IST). A orientação é prevenir-se sempre usando camisinha feminina e masculina

Hoje é o dia mundial da luta contra a Aids. E o que isso significa? Significa que a data foi escolhida pela  Assembleia Mundial da Saúde, em 1987, para mobilizar os países a elaborarem campanhas para a prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e à proteção de pessoas infectadas.

É também um mês para combater o preconceito contra a doença, derrubar fake news sobre as IST e, principalmente, estimular a testagem. Dados do Ministério da Saúde indicam que dos 900 mil brasileiros com o vírus, em 2019, 15% deles desconhecia o diagnóstico. Por isso, as últimas campanhas nacionais focam na importância do diagnóstico e da prevenção, fazendo o teste e utilizando sempre camisinha (masculina e feminina.

O Brasil é um dos países que se destaca nesse âmbito. O SUS é reconhecido mundialmente como referência em serviços de prevenção e tratamento de HIV/aids

Desde 1996, os brasileiros contam com uma lei federal (9313) que garante o acesso gratuito aos medicamentos antirretrovirais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas vivendo com HIV/aids no país.

Uma vez adotado o tratamento, é possível seguir uma vida com bem-estar. Confira, a seguir, algumas informações do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Vale lembrar que . . .

. . . ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

. . . Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

. . . não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas

. . . os medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células, evitando, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

. . .  termo Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) foi substituído por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)  já que é possível ter e transmitir uma infecção, sem apresentar sinais de doença.

Conteúdo original disponível em Marie Claire

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz