Convenção Coletiva garante reajuste salarial de 10% a trabalhadores do comércio

Foto: UGT (janeiro/2020)

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter

por Redação Biz

Acordo entre sindicatos foi assinado na tarde de hoje na sede do Sincomerciários

Assinatura da Convenção Coletiva aconteceu na sede do Sincomerciários de Ourinhos

Os trabalhadores do comércio de Ourinhos e região terão reajuste salarial de 10,42%, com efeito retroativo a 1º de setembro. A assinatura da Convenção Coletiva aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (7), na sede do Sincomerciários de Ourinhos, onde o presidente da entidade, Aparecido Bruzarosco, recebeu os presidentes do Sincomércio, Frednes Correa Leite, da Associação Comercial de Ourinhos, Robson Martuchi, além de dirigentes sindicais, lojistas e imprensa.

Além do reajuste salarial baseado na inflação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), também foram assinados os acordos para abertura do comércio no final de ano, feriados de 2022 e funcionamento do Ourinhos Plaza Shopping.

Frednes elogiou o relacionamento entre as entidades patronal e trabalhadores. “Após muitas horas de debate, conseguimos chegar a um consenso do que fica bom para os empresários e para os funcionários. Nesse momento em que começamos voltar à normalidade, após a pandemia, precisamos nos unir para a retomada da economia e do emprego. A assinatura do acordo garante tranquilidade para que patrões e colaboradores possam planejar com antecedência seus dias e horários de trabalho”, disse Fred.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

O presidente do Sincomerciários, Aparecido Bruzarosco, destacou que a garantia do reajuste pela inflação foi uma vitória. “Em outras regiões do estado de São Paulo, o índice de 10,42% está sendo dividido em três ou até quatro parcelas, e em Ourinhos conseguimos o pagamento integral de uma só vez. Infelizmente não conseguimos aumento real no salário, mas precisamos entender o cenário econômico difícil da pandemia”. Bruzarosco também ressaltou o calendário para o mês de dezembro. “Além dos pagamentos de bônus e horas extras, o comércio estará fechado nos dias 25 e 26 de dezembro, e no dia 27 funcionará das 13h às 18h, com 50% dos colaboradores. O mesmo vai valer para o dia 3 de janeiro”, esclarece Bruzarosco.

“Uma parte da equipe de cada empresa vai trabalhar no feriado do Natal. e outra no Ano Novo. Isso possibilita que todos possam viajar a lazer e para ver parentes nas festas de fim de ano”, disse Bruzarosco.

O empresário Robson Martuchi, que preside a Associação Comercial de Ourinhos e também assinou a Convenção, lembrou que o acordado não obriga o lojista a abrir seu negócio. “Estamos evoluindo para que as lojas tenham mais opções e horários para funcionar, como nos feriados e finais de semana. O dono da loja deve conversar com seus colaboradores e articular uma estratégia para que tenha suas vendas otimizadas. A abertura do comércio com horários mais flexíveis colabora para a melhora da economia e da geração de emprego”.

Confira como será a abertura do comércio em dezembro e feriados e os pisos salariais:

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz