CANETADA nº 142

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

CANETADA nº 142 | 21/02/2022

Quanto?

Roberto Tasca (MDB) quer saber a quantidade de pontos de câmeras de monitoramento instaladas em Ourinhos, e qual o valor que se paga por cada uma. A população também gostaria de saber quais funcionam, já que em algumas ocasiões imagens de possíveis irregularidades foram negadas por “mau funcionamento do equipamento”.

Olho no lance

Na semana passada, um requerimento assinado por Alexandre Enfermeiro (PSD), Alexandre Zóio (Republicanos) e Furna Beco da Bola (PSD) solicitou que a Prefeitura transferisse a gestão da UPA para a Santa Casa de Ourinhos. Agora é a vez do presidente da Câmara, Santiago (DEM), pedir providências para a rescisão do contrato firmado entre a Administração Municipal e a empresa gestora da UPA “Dr. Hélio Migliari Filho”, que também coordena o Pronto Atendimento da COHAB.

Olho no lance II

A gestão da UPA é feita desde abril de 2021 pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), que venceu concorrência pública para assumir o serviço, estimado em quase R$17 milhões. Em novembro do ano passado, o prefeito Lucas Pocay (PSD) publicou o resultado de uma enquete indicando que 91% dos usuários da UPA consideravam o atendimento ótimo ou bom. Na época a publicação de Pocay virou piada na cidade, mas hoje ganha outro sentido. Afinal, se a população é tão bem atendida, por que a Prefeitura quer romper o contrato com a empresa?

Olha eu aqui!

Após um ano apagado mesmo ocupando a presidência do Legislativo ourinhense, Santiago de Lucas Ângelo parece estar desperto. Na primeira Canetada do ano escrevemos que o vereador, que já mostrou independência política em algumas situações, parecia estar “cada vez mais obediente às ordens vindas da Travessa Abrahão Abujamra”. Na sessão passada Santiago comentou alguns requerimentos de seus pares e chegou a utilizar a palavra na tribuna (algo incomum durante todo o ano passado). A produtividade de Santiago em 2022 aumentou: são mais de 60 proposituras apresentadas em três sessões.

Buracópolis

Cícero Investigador (Republicanos) reitera pedido feito há um ano para que a Prefeitura faça pelo menos um serviço de tapa-buracos na rua Júlio Fernandes, na Boa Esperança. Em fevereiro de 2021, o vereador apresentou Indicação solicitando melhorias na pavimentação da rua, mas nada foi feito.

Rua Júlio Fernandes, na Boa Esperança

Buracópolis II

Ourinhos tem ruas esburacadas em todas as regiões da cidade. Nas redes sociais, o Jornal Biz publica diariamente fotos recebidas de moradores protestando pelas péssimas condições das vias. Algo que chama a atenção é que todos fazem questão de ressaltar que o pagamento de impostos está em dia, mas a Prefeitura não retribui o mínimo para a população.

Buracos em ruas do São Silvestre, Jd Matilde e Santa Fé

Zummmmmmmmmmmmm

Moradores das regiões norte e oeste de Ourinhos reclamam da infestação de pernilongos e mosquitos da dengue. Na semana passada a TV Tem veiculou reportagem sobre o assunto. É fácil comprovar o problema conversando com quem mora em bairros como Santa Fé, Paineiras, São Judas Tadeu e Santos Dumont. “Moro há 14 anos aqui e nunca vi nada parecido. Haja raquete, veneno e repelente! O mato está alto, tem entulho em praças e terrenos, a cidade está muito mal cuidada”, reclamou Valdir, morador da rua Manoel de Oliveira, no São Judas Tadeu.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Proibido passar

Quanto tempo a Prefeitura de Ourinhos permite que uma calçada fique tomada por materiais de construção? A foto abaixo mostra uma calçada no Jardim das Paineiras, ocupada com restos de obra desde o final de novembro de 2021.

Moradores do Jd das Paineiras reclamam de calçada intransitável há meses

Que feio!

O prefeito Lucas Pocay usou as redes sociais para divulgar vídeo em que diz que o Judiciário arquivou a denúncia do escândalo do Arena Cross. Não é verdade. A decisão que inocentou Pocay é apenas de 1º grau e da Justiça de Ourinhos. O Ministério Público pode recorrer da decisão do juiz Cristiano Canezin, que não considerou o pagamento de R$543 mil em uma cota de patrocínio, sem licitação, como operação de “compra e venda”.

Que feio! II

Bem ao estilo agressivo e covarde de Pocay, o perfil oficial da Prefeitura de Ourinhos foi usado para alardear a decisão a favor do prefeito, e de quebra, ainda atacou o Observatório Social como “politiqueiro”. Em Santa Cruz do Rio Pardo, uma cidade onde o respeito à Lei e as instituições são levadas a sério, o ex-presidente da Codesan, Cláudio Gimenez, foi condenado em uma ação do MP por ter usado o site da autarquia para se defender do relatório de uma CPI, que comprovou pagamento irregular de horas extras. Segundo o Ministério Público, ao usar um veículo oficial para defesa pessoal, Agenor feriu os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade. Pocay pode ser processado pelo uso pessoal da página da Prefeitura; há farto material para embasar uma denúncia.

Quem é que pode?

Cícero, Roberta do Enfrente e Guilherme Gonçalves querem que as Secretarias de Administração e de Meio Ambiente e Agricultura forneçam cópia de listagem contendo os nomes de todos os servidores responsáveis pelas vistorias e emissão de laudos pertinentes ao corte e poda de árvores e de todos os podadores que participaram do último treinamento e reciclagem.

Ver pra crer

A Prefeitura de Ourinhos renovou, na semana passada, a promessa de reformar o ginásio da Etec. O local é utilizado de segunda a sábado por atletas do basquete e vôlei, mas está há anos em péssimas condições de conservação. A cobertura ficou com um buraco de mais de 6 metros por quase três anos, e só foi reparada no final de dezembro. O piso foi pintado em 2020, parcialmente, por integrantes do vôlei, e aro e tabela de basquete já foram reparados e soldados algumas vezes pelos basqueteiros. É preciso colocar novas tabelas de acrílico (as atuais tem mais de uma década), e providenciar uma nova rede para o vôlei, além de uma pintura decente na quadra. É o mínimo que os esportistas pedem.

Prefeitura de Ourinhos promete desde 2018 reformar o ginásio da ETEC

A CANETADA é uma coluna opinativa do Jornal Biz, publicada semanalmente e assinada por Bernardo Fellipe Seixas.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz