CANETADA nº 141

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

CANETADA nº 141 | 15/02/2022

Nem autocrítica, nem modéstia

O prefeito Lucas Pocay (PSD) postou vídeo contando seus apelidos: cantor, apaixonado, trabalhador, jornalista, atleta. Elogiar a si mesmo tem sido sua marca registrada desde o início da gestão. A obsessão beira o ridículo.

Momento hahaha

Puxão de orelha

O presidente da Câmara, Santiago Lucas (DEM), cobrou do prefeito Lucas Pocay (PSD) o cumprimento de uma promessa de campanha feita há seis anos. Por meio de requerimento, o vereador reivindicou o atendimento pediátrico na UBS da Cohab por 24 horas ou pelo menos até a meia-noite. Pocay prometeu em palanque, programa de rádio e informativo impresso que a UBS Dr. Hélio Migliari funcionaria o dia todo. O Jornal Bizpublicou vídeo mostrando a unidade negando atendimento antes das 20h.

Acorda!

No dia 20 de agosto de 2021 a Prefeitura recebeu o repasse de R$1 milhão para conclusão do prédio de uma unidade de saúde no Conjunto Helena Braz Vendramini, mas até agora nada foi feito. A informação foi dada na última sessão pelo vereador Santiago, que acrescentou que a verba foi conquistada em Brasília, em parceria com o vereador Furna (DEM). Ouvindo o relato do presidente da Casa, Cícero Investigador (Republicanos) fez uma observação importante: “Isso aí mostra a incompetência e incapacidade do gestor, é brincadeira. Vossa Excelência anuncia uma emenda com data, já depositada, é prova de incompetência do Executivo”.




Acorda! II

Percebendo a saia justa após o comentário de Cícero, Santiago pediu a palavra e tentou amenizar a situação da gestão, argumentando que a obra enfrenta problemas judiciais. No entanto, Santiago reafirmou que continuará cobrando providências da Prefeitura, pois o recurso já está na conta da Prefeitura há seis meses. Guilherme Gonçalves (Podemos) também se manifestou: “Eu ando lá no bairro e as pessoas me perguntam: “quando é que vamos ter o posto, quando vai funcionar?”.

Cidade no breu

Em Ourinhos, a escuridão está por toda a cidade. Substituir toda a iluminação por lâmpadas led foi promessa de campanha feita em 2016. Até agora, nada.

Partiu!

O ex-deputado federal Milton Monti deixou o PL, sigla onde conquistou quatro de seus cinco mandatos. O motivo foi a incompatibilidade com a filiação de um novo membro ao partido, o presidente Jair Bolsonaro. Milton Monti vai tentar voltar à Câmara dos Deputados nas próximas eleições, mas ainda não anunciou por qual partido.

Partiu?

Em Ourinhos, Milton Monti tem um antigo aliado, o ex-vereador Flavinho Ambrozim. O primeiro suplente do PL na Câmara de Ourinhos se tornou um “peixe fora d’água no partido”, que é comandado pelo deputado federal Capitão Augusto, e atualmente integra a base governista do prefeito Lucas Pocay.




Sinuca de bico

Se deixar o PL, Flavinho automaticamente abre mão da primeira suplência. O terceiro mais votado em 2020, André Paladino, já se retirou da sigla. Se em uma hipotética negociação entre Capitão Augusto e Lucas Pocay, Gil Carvalho assumir uma secretaria municipal, a cadeira do PL seria de Coronel Cenise, que recebeu 315 votos.

Matemática

Capitão Augusto sabe que o seu partido precisa melhorar (e muito) a votação nas eleições de 2024. Dentre as siglas que conseguiram eleger um representante para a Câmara de Ourinhos, o PL só teve mais votos que o PT. Mesmo utilizando toda estrutura e influência do deputado federal, Gil Carvalho obteve 699 votos, sendo o menos votados dentre os 15 eleitos.

Meio ambiente

Unesp Ourinhos, Prefeitura e Cedepar realizam na próxima quinta-feira (17) o I Encontro de Secretários de Meio Ambiente e Agricultura da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. O evento será no Teatro Municipal Miguel Cury, das 9h às 16h, e é aberto ao público.

A CANETADA é uma coluna opinativa do Jornal Biz, publicada semanalmente e assinada por Bernardo Fellipe Seixas.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz