CANETADA edição 116 – 5.8.20

CANETADA Edição 116 – 4.8.20

Sucateamento da SAE

Na sessão da Câmara do dia 03, o vereador Flavinho (PL) denunciou problemas no edital publicado pela SAE para a concessão do serviço de tratamento de esgotos no município durante 35 anos. Para ele, que esteve na audiência pública que discutiu o assunto, ficou claro no edital que a empresa que ganhar a concorrência começará a receber a tarifa de esgoto a partir da assinatura do contrato, antes do início dos trabalhos. “Não faz sentido a população pagar por um serviço que não está sendo entregue. Se a empresa levar quatro anos para construir a estação de esgoto, ela já vai ter recebido dos ourinhenses R$58 milhões. São 14 milhões e meio de reais ao ano! Desse jeito não é concessão, não é privatização, é doação por 35 anos. A Prefeitura está querendo doar um serviço que representa a maior parte da receita da SAE. Isto é incompetência na gestão. A empresa gera lucro, é claro que haverá aumento na tarifa. O objetivo da A SAE não é esse, é prestar um bom serviço público. A diferença a população verá no bolso”.

___continua após publicidade___

WhatsApp ADRA (14)99691-2716

Seis autuações

Após ser cobrada insistentemente nas redes sociais, a Prefeitura de Ourinhos divulgou na semana passada informações sobre fiscalização no uso de máscara e novas normas de atendimento no comércio. Entre 4 e 27 de julho foram realizados seis (06) autos de infração, 121 notificações e 227 orientações em estabelecimentos comerciais. As autuações foram pelo não uso de máscara por parte de funcionários e por descumprir horário de funcionamento. Não foram divulgados dados sobre os locais multados, notificados e orientados.

Sem colaboração

Se a Prefeitura pouco utiliza o talão de multas, há de ressaltar que muita gente está colaborando com a propagação do vírus. Não falo do presidente Jair Bolsonaro, mas das pessoas que resistem ao uso de máscara, se aglomerando em praças e bares e participando de festas clandestinas. A Prefeitura não tem poder para “prender o povo” em casa. Com mais conscientização e, principalmente, empatia, a tragédia causada pelo vírus seria menor em Ourinhos, no estado de São Paulo, no Brasil.

___continua após publicidade___

Canitar em luto

Canitar registrou na última quinta-feira, 30, o primeiro óbito com confirmação para Covid-19. O ex-prefeito José Bernardo de Mendonça Sobrinho faleceu na Santa Casa de Ourinhos após oito dias internado na UTI. Neto do fundador da cidade, “seu Zezinho”, era uma pessoa muito querida na cidade, foi vice-prefeito no primeiro governo da história de Canitar, de 1993 a 1996, e depois comandou a Prefeitura entre 1997 a 2000.

Ourinhos em luto

Matiê da Quitanda Maringá, Farid do Escritório Mercantil, Inaiá da Unimed… A última semana foi bastante dolorosa para milhares de ourinhenses que perderam familiares e amigos. Três pessoas bastante conhecidas na cidade perderam a vida para o Covid-19. Julho foi pior mês tanto em casos confirmados quanto em óbitos em Ourinhos. As mortes saltaram de 5 para 12, e os testes positivos de 475 para 1.031.

Ocupado

Enquanto famílias ourinhenses enterram familiares e amigos vítimas do Covid19, o prefeito fala de asfalto e ciclovia. Habituado a fazer postagens todos os dias, até o momento Lucas Pocay não dedicou sequer uma publicação em solidariedade aos mortos da pandemia.

___continua após publicidade___

Anuncie (14)99888-6911

Desgraça pouca é bobagem

A pandemia vai deixar uma herança econômica cruel para o próximo prefeito: Administrar uma cidade falida, com dívidas e milhares de desempregados. Será que mesmo assim o eleito vai empossar seus 605 carguinhos de confiança, aumentando o rombo no orçamento municipal?

E o MP?

Ourinhos é recorde no número de cargos comissionados na Prefeitura. Cidades muito maiores não tem metade do que possuímos aqui. Evidente que isso só serve para uso político e formar um grupo que segue as ordens do rei. Quando o Ministério Público irá se manifestar?

___continua após publicidade___

IPTU

A Prefeitura prorrogou para 31 de outubro o prazo para o pedido de isenção total ou parcial de IPTU. A Secretaria de Planejamento disponibilizou um número de WhatsApp para auxiliar os munícipes no envio dos documentos: (14) 99762-8404.

Vai se quiser

A Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo rejeitou projeto do vereador Luciano Severo (Republicanos) que obrigava a presença dos vereadores em todas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes. Uma manobra da bancada governista aprovou proposta semelhante, do presidente do Legislativo, Paulo Pinhata (PTB), que unificou a sessão solene com a ordinária, com as duas sendo realizadas no mesmo dia. Em Santa Cruz os parlamentares só precisarão comparecer à Câmara duas vezes por mês, nas sessões ordinárias, e quando alguma extraordinária for convocada. Nem nas reuniões de Comissões e Audiências Públicas eles terão que dar o ar da graça.

Galhadas

Em Ourinhos a poda de árvores deve ser feita somente com autorização da Secretaria de Meio Ambiente, fone 3335-7911. Já o recolhimento da galhada é feito pela Secretaria de Serviços Urbanos, telefone 3302-4100.

___continua após publicidade___

Entregas em Ourinhos e região. Faça sua encomenda.

Atenção zero

O caso do furto de instrumentos musicais do Projeto Guri, denunciado pelo jornalista Alexandre Mansinho, da TV San, escancara a total falta de atenção que o prefeito Lucas Pocay destina para a cultura. A Prefeitura não se pronunciou e sequer registrou um boletim de ocorrência do furto e depredação dos instrumentos utilizados por crianças e adolescentes do projeto musical mantido pelo governo estadual.

Vale tudo

Em live transmitida pelas redes sociais, o prefeito de Ourinhos Lucas Pocay (PSD) usou um trocadilho de conotação sexual para se referir ao deputado federal Capitão Augusto (PL). “Um deputado que deveria estar preocupado e ajudando o país e não ficar achando normal rachadinha, querendo dar o anel para os coleguinhas”, disse Pocay, utilizando expressão vulgarmente conhecida como referência a sexo anal, muito comum em músicas do estilo funk “proibidão”.

Gramática

Mesmo que o prefeito justifique sua fala dizendo que fez referência ao anel banhado a ouro dado aos colegas parlamentares pelo Deputado Capitão Augusto, o artigoo” em “dar o anel” sugere uma expressão com sentido pejorativo e conotação sexual.

Frase da semana

“Falta água em Chavantes e Irapé, e a Prefeitura levando água para empresa particular em Ipaussu?”. José Roberto Lopes, comentando o flagrante que fazia em vídeo ao mostrar um caminhão da Prefeitura de Chavantes descarregando água em Ipaussu. Clique aqui e saiba mais.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz