CANETADA 8.3.21

CANETADA edição nº 128

Mulheres sem direitos

Atualmente mulheres brasileiras tem cada vez mais motivos de preocupação. O governo de Jair Bolsonaro não aderiu a uma declaração feita hoje, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, por mais de 60 países para marcar o dia internacional das mulheres e assumir compromissos no que se refere à saúde feminina. O ato foi organizado por praticamente todas as principais democracias do mundo, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Israel e Japão, além de países escandinavos. Na América Latina, aderiram à declaração conjunta os governos da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, Panamá e Uruguai. Ficaram de fora governos liderados por líderes ultraconservadores, como Polônia e Hungria, além de países com um histórico de denúncias de violações de direitos humanos, como Arábia Saudita, Egito, Rússia ou China.

Animador

O desempenho de alguns vereadores no primeiro mês de trabalho sinaliza que a Câmara pode ser menos submissa à Prefeitura e mais criativa nesta legislatura. A maioria dos integrantes da base governista continua enchendo a pauta com pedidos de tapa-buraco, troca de lâmpada e sinalização de trânsito, evidenciando que o serviço de zeladoria na cidade é mal feito e insuficiente. Mas há luz no fim do túnel: há parlamentares realmente interessados na fiscalização das ações da Prefeitura e apresentando ideias que podem melhorar a cidade.

Destaques da Pauta

As três proposituras selecionadas como destaques para a 5ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Cícero Investigador (Republicanos), Furna Beco da Bola (DEM) e Carlinhos do Sindicato (MDB).

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

1 Cícero quer um pente-fino nos mais de 640 cargos comissionados nomeados politicamente na Prefeitura desde 2017, quando Lucas Pocay assumiu como prefeito.

2 Furna pede providências sobre a bagunça generalizada de fios e cabeamentos passados nos postes de energia.

3 Carlinhos quer saber das horas-extras pagas para funcionários em dias de pontos facultativos.

Surpresa!

Funcionário público concursado da SAE como auxiliar de serviços gerais, o vereador Guilherme Gonçalves (Podemos) tem sido uma pedra no sapato nos primeiros meses da atual gestão. Além de requerimentos de informações sobre assuntos delicados para o prefeito Lucas Pocay, Guilherme faz discursos inflamados e com linguagem simples e objetiva, que tem agradado a população. A constatação pode ser feita nas centenas de comentários em suas postagens nas redes sociais.

Perseguição

Ao não se juntar ao grupo dos “beija-mão” do rei na Câmara, Guilherme provocou a ira do manda-chuva da Prefeitura. Nos últimos 12 meses, Guilherme foi deslocado de função para reparos em asfalto, plantão noturno para conserto de calçadas e coleta de lixo. “Quando descobriram que eu adoro estar nas ruas fazendo a coleta, me tiraram”, disse o vereador ao Jornal Biz.

Stand by

O vice-prefeito Lucas Suzuki não assumiu o posto de secretário municipal de Educação. Com a expectativa do julgamento da ação criminal contra Lucas Pocay, marcada para o próximo dia 18, a medida pode ser uma precaução política. Se o Tribunal de Justiça acatar a denúncia feita pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, este deverá obrigatoriamente, se manifestar sobre a prisão preventiva de Pocay e de seu afastamento imediato do cargo.

Omissão

As escolas municipais estão fechadas, mas as particulares e estaduais podem funcionar, já que os decretos do prefeito Lucas Pocay não falam um “a” sobre o assunto. Pocay tem poder para suspender as aulas nessas escolas, mas prefere se calar mesmo tendo um vice-prefeito que é professor.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Denúncia

No final de semana o Jornal Biz recebeu duas mensagens de trabalhadores de transporte reclamando sobre a falta de educação de clientes e de condições de trabalho. Os dois prestam serviço para um aplicativo de entrega de refeições, e relatam que não recebem máscaras, luvas ou álcool em gel da empresa, e que é comum atender pessoas sem máscara. “Já fui hostilizado por clientes só por pedir para usarem máscara. Tem que ter mais consciência, pois a gente anda em todos os bairros de Ourinhos”, reclamou A.C.R., 28 anos, que é formado em administração de empresas e está trabalhando com entregas desde agosto do ano passado.

Eu quero!

O prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani (PSD), assinou o termo de interesse para compra de vacinas contra Covid19 por meio de um consórcio público que reúne mais de 100 cidades.  Na região, os prefeitos de Ipaussu, Ourinhos e São Pedro do Turvo também manifestaram formalmente desejo de compra por doses das vacinas.

Treta

O prefeito de Chavantes, Márcio Burguinha (PSDB), demitiu na última quinta-feira (5) José Rosini da secretaria de Administração. José é o pivô de um escândalo que envolve denúncias de dois munícipes sobre crime eleitoral e fraude a licitação. A Polícia Civil está investigando o caso.

Só vai

O perfil do prefeito Lucas Pocay no Instagram possui 16,2 mil seguidores, e um dado chama atenção: ele segue apenas 54 pessoas, e nenhum é político de Ourinhos. Os vereadores Alexandre Zóio, Alexandre Enfermeiro, Latinha, Anísio, Borjão e Furna seguem Pocay, mas em via de mão única.

Pocay segue apenas 54 perfis no Instagram.

Detalhes

Entre os 54 perfis seguidos por Pocay, destacam-se o do governador João Dória, familiares e contas como “Portal Administradores”, “Frases de Crianças”, “Despertar o Divino”, “Líderes empreendedores” e “O poder das metas”, além de políticos do seu partido e o Corinthians, entre outros.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Fiscalização

No mês de fevereiro as equipes da SAE identificaram 29 hidrômetros fraudados em Ourinhos. Segundo nota da autarquia, só no primeiro bimestre deste ano foram identificadas 80 fraudes em hidrômetros, o que corresponde a cerca de um terço do resultado apresentado no ano passado. Entre as adulterações mais comuns estão arames travando o medidor e hidrômetros invertidos. As multas para quem adulterar hidrômetros estão mais pesadas, chegando a R$ 5.259,00.

Governo militar

Em dois anos de governo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) multiplicou por 10 o número de militares no comando de estatais. Com general na Petrobrás, são 92 cargos de chefia nas mãos das forças armadas. No final do governo Temer eram nove. Haja leite condensado, picanha e Heineken!

Charge da semana

Arte de João Montanaro, publicada na Folha de São Paulo, sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro ironizar o pedido de morador de Uberaba (MG) por mais vacinas.

“Só se for pra sua mãe!” | Charge de João Montanaro para a Folha

Folclore

Acontece no próximo sábado, às 17 horas, a transmissão online do show “Lá vem o boto” que vai apresentar as lendas brasileiras por meio de músicas e contação de histórias. O projeto é de autoria da professora Neusa Fleury, e conta com direção musical de Glauber Seixas, vozes de Cibele Fleury e Clara Migliari e leituras de Leandro Faria. As canções vão contar histórias de lendas como o saci-pererê, o boi bumbá, o curupira e do boto-cor-de-rosa, entre outras. A transmissão será feita pelo Youtube e Facebook do Jornal Biz.

Show “Lá vem o boto” será transmitido pelo Facebook do Jornal Biz

Alerta

O mês de março começa com números preocupantes na pandemia em toda a região. Em Ourinhos, nos primeiros oito dias deste mês, foram confirmados 377 novos casos e cinco mortes. A média diária de casos é assustadora – 75,4 – até se comparada com meses críticos como agosto (19,56) e dezembro (16,85). Santa Cruz do Rio Pardo enfrenta os piores números desde o início da pandemia: foram 7 mortes em 8 dias. Nenhum hospital da região tem vaga para internação ou UTI Covid19.

Triste comemoração

No último sábado, um grupo de jovens se aglomerou em pelo menos duas praças da cidade para comemorar a vitória do Palmeiras na Copa do Brasil, mesmo com o trágico cenário que a pandemia está provocando em todo o país. Assim fica difícil…

Frase da semana

Se você não usa máscara porque Deus te protege, para que você quer uma arma?”, Jones Selonke, em uma rede social.

Clique e faça sua inscrição no Youtube do Jornal Biz

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz