CANETADA 22.2.21

CANETADA edição nº 126

Exército político

A ONG Observatório Social de Ourinhos lançou na última semana uma novidade para dar transparência às nomeações de cargos comissionados e funções gratificadas (FGs) na Prefeitura de Ourinhos. Segundo a entidade, a atualização será feita semanalmente, com base nas publicações do Diário Oficial do município. O boletim do último dia 19 indica 366 cargos e FG’s espalhados pela administração.

Nova secretaria

O prefeito Lucas Pocay (PSD) costura com vereadores a criação de duas novas secretarias municipais, e uma delas seria a dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O tema é frequentemente defendido por Alexandre Zóio (Republicanos), mas o comando da nova pasta deve ir para outro membro da base governista na Câmara.

Anuncie (14)99888-6911

Nova secretaria II

No papel os argumentos para a criação da nova secretaria são dignos de aplausos, mas na prática trata-se de uma manobra política para conciliar interesses dos vereadores e acomodar (ainda mais) aliados políticos em novos cargos comissionados e funções gratificadas. Nos últimos quatro anos, a administração pouco ou nada fez pelas necessidades e direitos dos deficientes.

Nova secretaria III

Já viram as dificuldades que os cadeirantes tem para fazerem uso das rampas no centro da cidade? Onde há rampa, não há padrão, e o nível de inclinação e os defeitos no piso são reclamações constantes dos deficientes.

#chateado

Alguns vereadores da base estão insatisfeitos com o tratamento que vem recebendo da Prefeitura. Além de não conseguirem emplacar apoiadores de campanha em cargos comissionados, o não atendimento de pedidos simples como recolhimento de galhadas e tapa-buracos tem causado indignação. “É tudo coisa que a Prefeitura deveria fazer sem a gente ter que ficar implorando”, disse um parlamentar da base governista que pediu para não ser identificado, argumentando sobre ter apresentado dezenas de requerimentos que visam a simples zeladoria da cidade.

Dupla sertaneja?

A dupla ‘Lucas & Luana’ pode movimentar a cena política nas eleições 2022.

Nova esposa de Pocay tem tido lugar cativo nas publicações em redes sociais.

Tomou doril

A Petrobrás anunciou na última sexta-feira o quarto aumento nos preços da gasolina e no diesel nos primeiros 59 dias do ano de 2021. Um sindicalista ourinhense ligado aos caminhoneiros, e ferrenho defensor do presidente, só toca no assunto se for para atribuir os aumentos ao governador João Dória.

Charge da semana

A seção Canetada agora também tem espaço para charges. No Instagram @jornalbiz, todo dia é publicada uma arte, a “Charge do Dia”. Aqui vamos selecionar uma ilustração para cada edição. Para começar, Nando Motta “desenha” as prioridades de cada governo em plena pandemia.

Nando Motta @desenhosdonando

Destaques da Pauta

As três proposituras selecionadas como destaques para a 3ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Gil Carvalho (PL), Guilherme Gonçalves (Podemos) e Eder Mota (MDB).

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

1) Gil pede que a Prefeitura tome providências quanto aos fios pendurados em frente a residências no Jardim Santa Fé. (O Jornal Biz publicou sobre este problema no dia 29/12/2020).

2) Guilherme quer saber da fiscalização e manutenção sobre patrimônio público nas escolas municipais.

3) Éder pede que a Prefeitura realize campanha de conscientização em relação a motos e carros barulhentos, e providências da Polícia Militar.

Esquecido

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), “esqueceu” em alguma gaveta o projeto de lei do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) que pede vacinação prioritária para os trabalhadores do comércio. A proposta foi apresentada em 10 de dezembro, mas até agora não foi sequer despachada para as comissões.

Mamata

O líder do centrão na Câmara dos Deputados, Wellington Roberto, emplacou o filho e a esposa em altos cargos do governo Bolsonaro.

Bombadão fedorento…e idiota

Segundo o jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, “nove em cada dez deputados, incluindo a base bolsonarista, considera o deputado federal Daniel Silveira (PSL) um completo idiota”. Quando era policial militar, Silveira foi preso várias vezes por mau comportamento. Como deputado, é investigado por ter supostamente desviado R$190 mil em cota parlamentar. Silveira está preso por determinação do Supremo Tribunal Federal, acusado de incitar violência contra ministros da alta Corte e fazer apologia da ditadura.

Deputado na cadeia

A grande maioria da Câmara dos Deputados votou pela manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL), que em vídeo pediu uma “surra” aos ministros do STF e exaltou o AI-5. Companheiro de Câmara e bolsonarista, o deputado Capitão Augusto (PL) votou contra, e em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã do dia 17, disse que acreditava que os deputados iriam votar pelo relaxamento da prisão. “Não tenho dúvidas de que vamos derrubar com certeza absoluta e maioria folgada na Câmara”, disse. O placar foi 364 a favor, 130 contra e 3 abstenções.

Deputado na cadeia II

Dos parlamentares que possuem cabos eleitorais em Ourinhos e região, votaram sim: Luiz Carlos Motta, Arnaldo Jardim, Ivan Valente, Arlindo Chinaglia, Márcio Alvino, Alexandre Padilha, Vicentinho, Marcos Pereira, Eduardo Cury e Joyce Hasselman. Votaram não os pastores Jefferson Campos, Marco Feliciano, Gilberto Nascimento e o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.

Vacina não?

Segundo pesquisa CNT/MDA divulgada hoje, 62,8% dos brasileiros disseram que vão se vacinar independente do fabricante, enquanto 16,7% da população afirmou que não vai se vacinar.

Parou!

Na última quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Ourinhos desativou, temporariamente, a estrutura de vacinação montada no estacionamento do ginásio do Monstrinho. O motivo é a falta de doses para imunização. Os idosos acima de 85 anos que não receberam a primeira dose devem procurar o Posto de Saúde Central (Postão).

Fechou geral

Araraquara iniciou hoje um lockdown de 60 horas como forma de tentar reduzir a propagação do vírus. Supermercados e farmácias só podem funcionar no sistema de entrega em domicílio, e a circulação de pessoas está proibida. A cidade, que fica a 240 quilômetros de Ourinhos, registrou casos de contaminação pelas variantes de Manaus e do Reino Unido, que são mais transmissíveis, e está com o sistema de saúde em colapso.

Frase da semana

“…será custeado pelos Estados Unidos da América Latina”. Éder Mota, em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Ourinhos em 15 de fevereiro de 2021. Veja o vídeo abaixo e entenda.

CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz