CANETADA edição nº 129
Desespero
“Tinha que fechar tudo. Fica esse abre e fecha meia-boca, a gente não vende nada, não salva vidas e nem salva o comércio. Como é ruim não ter liderança!”. O desabafo é de um empresário que tem lojas no centro de Ourinhos, enviado ao Jornal Biz por meio de mensagem de voz. Nos últimos 10 meses ele foi obrigado a demitir quase metade dos funcionários, e diz que os seguidos erros das autoridades comprometem a degradada saúde financeira do comércio. “Falta alguém com pulso e coragem pra fechar tudo, esperar essa onda passar e a gente tentar salvar o que sobrou dos negócios. Do jeito que está a gente sabe que não funciona”.
Desespero II
O argumento do comerciante ourinhense tem fundamento: Segundo um estudo comandado por especialistas em economia da Universidade de Chicago, Estados Unidos, um lockdown bem feito é mais eficiente para salvar a economia do que o descontrole. Segundo Austan Goolsbee e Chad Syverson, autores da pesquisa, “o medo e a incerteza são piores para as atividades econômicas do que o isolamento social”. Estudos realizados na Itália, Alemanha e Canadá tem conclusões muito semelhantes.
Desespero III
Demonizado pela maioria dos comerciantes e governantes brasileiros, o lockdown talvez seja a única saída para tirar o Brasil do posto de epicentro global da pandemia, que assumiu na semana passada, desbancando os Estados Unidos. É ponto comum entre os economistas que é preciso resolver a questão sanitária para reabrir a economia. “O que mata a economia são o vírus e o medo da doença, não o lockdown”, concluíram Golsbee e Sylverson.
Por pouco
A vereadora Raquel Spada (PSD) apresentou moção de congratulação “em nome da Secretária Municipal de Saúde Cássia Palhas, para agradecer pela contratação de um mastologista para a Casa Rosa. Cássia não é a comandante da saúde ourinhense desde a última sexta-feira, quando foi exonerada pelo prefeito Lucas Pocay.
Coincidência?
15 de março de 2021: Enfrentando o pior momento da pandemia do Covid19, Ourinhos não tem secretária de saúde. E o Brasil não tem ministro da Saúde! Prioridades.
Saiu
Após mais de quatro anos no cargo, Cássia Palhas foi exonerada da secretaria de Saúde, e por enquanto o prefeito Lucas Pocay ainda não nomeou um substituto formalmente. Nos bastidores, os mais cotados para o posto são o atual secretário-adjunto, Donay Neto, e o ex-vereador Caio Lima.
Bate e volta
O Diário Oficial (D.O) do último dia 12 oficializou a recondução de Wilson de Moraes Rosa Filho ao cargo de secretário de educação. A publicação tem data retroativa a 6 de janeiro. O que será que pegou, hein?
Destaques da Pauta
As três proposituras selecionadas como destaques para a 4ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, que acontece hoje, são dos vereadores Guilherme Gonçalves (Podemos), Roberta Stopa (PT) e um projeto de lei do Poder Executivo.
- O prefeito Lucas Pocay formaliza a intenção de comprar vacinas, insumos, medicamentos e equipamentos de saúde em parceria com um Consórcio de municípios brasileiros.
- Guilherme pede que a Prefeitura disponibilize veículos oficiais para transportar idosos aos locais de vacinação contra a Covid19.
- Roberta quer informações sobre o TAC para recuperação do córrego da Chumbeadinha.
Palhaços fardados
Acredite se puder: o Exército brasileiro vai gastar R$80 mil em miniaturas tipo Rambo. Os militares também querem 110 ‘kits para churrasco’, acondicionados em uma maleta de alumínio, com gravação a laser na tampa e com o brasão do Exército. A farra com brindes e cacarecos vai custar R$730 mil aos cofres públicos.
Sem ar
Após publicação de reportagem do Jornal Biz sobre o fim do estoque de oxigênio no Hospital Covid e transferência de pacientes para a UPA, a Prefeitura se manifestou alegando que os pacientes foram deslocados de forma preventiva. A remoção foi feita às duas horas da manhã!
Charge da semana
Duke Chargista, sobre manifestações de bolsonaristas em algumas cidades brasileiras, na tarde de ontem, 15 de março de 2021.
Frase da semana
“Seria bom (e fácil) se bastasse dizer “bem feito, votou nele agora aguenta”. O problema é que cada decisão errada do governo representa a morte, a fome, a dor de centenas de milhares de brasileiras e brasileiros. O fechamento de empresas, desemprego… Não há do que se regojizar”. Eduardo Moreira, economista, no Twitter.
CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz