Sem nenhuma resposta para a população, Câmara de Ourinhos arquiva CPI das Fake News

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas

Como o relatório final da CPI nada apontou, pode se supor que tudo o que se publica sobre a atual gestão seja verdade, não ‘fake news’.

Por unanimidade, os vereadores ourinhenses votaram na sessão da última segunda-feira (29) pelo arquivamento do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ‘Fake news’. A Comissão foi criada em 31 de maio de 2021, com as assinaturas de todos os parlamentares, com o objetivo de apurar e “coibir a disseminação de notícias falsas contra membros do Poder Legislativo, chefe do Executivo e servidores públicos municipais”. Após mais de um ano, a CPI encerrou os “trabalhos” sem nenhuma resposta para a população.

Por sorteio, a Comissão foi formada por Alexandre Zóio (presidente), Raquel Spada (relatora) e Alexandre Enfermeiro, Borjão, Gil Carvalho e Guilherme Gonçalves como membros. Carlinhos do Sindicato (MDB) também integrou o grupo até seu falecimento, sendo substituído por Nilce Protetora

Um dos propósitos da Comissão era analisar conteúdos “de cunho político” que circularam na internet, desde janeiro de 2021, “com a finalidade de depreciar autoridades públicas e os serviços prestados pela Administração Municipal”. Como o relatório final da CPI nada apontou, pode se supor que tudo o que se publica sobre a atual gestão seja verdade, não ‘fake news’. Clique aqui para baixar arquivo (.pdf) do Requerimento de criação da CPI.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

O Jornal Biz pediu informações sobre o resultado de alguma investigação ao presidente Alexandre Zóio e à relatora Raquel Spada, mas não houve retorno.  Spada assinou o relatório em 16 de junho, menos de 15 dias antes de se licenciar da Câmara para assumir a Secretaria de Governo do prefeito Lucas Pocay.

As considerações finais da CPI das Fake News da Câmara Municipal de Ourinhos se resumem a oito linhas, que nada respondem acerca dos questionamentos relatados no requerimento da Comissão, quando aprovado. O Boletim de Ocorrência nº 09/2021 é citado várias vezes, mas não há menção sobre seu conteúdo. Veja abaixo o relatório na íntegra:

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.