Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
Piores avaliações estão na geração de emprego, infraestrutura, cultura e comunicação. Educação é área com maior aprovação.
O Jornal Biz propôs neste final de ano uma série de enquetes para que a população da região avalie os mandatos de seus prefeitos e vereadores. Os questionários sobre Chavantes estiveram disponíveis para votação online das 11h25 do dia 6 de dezembro até às 20h do dia 12 de dezembro.
As enquetes foram votadas por 5.449 vezes, só ficando atrás do número de participantes de Ourinhos. Também foram avaliados os governos e políticos de Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Ourinhos e Salto Grande. Clique aqui para acessar a página de política do Jornal Biz.
Os resultados parciais estiveram abertos para visualização durante todo o período de votação. Os chavantenses tiveram a chance de avaliar a atuação do prefeito Márcio Burguinha (PSDB) e sua equipe no enfrentamento à covid, na área da saúde, infraestrutura, educação, meio ambiente, cultura, esporte, assistência social, emprego, serviços urbanos e comunicação. A atuação da Câmara Municipal, dos deputados da região, do governador João Dória (PSDB) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) também foram tema do levantamento.
O objetivo do Jornal Biz com a realização das enquetes é incentivar o pensamento crítico e a análise do desempenho administrativo e político dos prefeitos por parte dos eleitores. O resultado não deve ser entendido como o de uma pesquisa de opinião, pois não é possível o uso de metodologia científica. As questões ficam disponíveis para que qualquer pessoa vote, não sendo possível identificar idade, gênero, escolaridade, etc.
A plataforma utilizada para a realização das enquetes permite apenas um voto por dispositivo de acesso à internet (celular, desktop, tablet) e por IP (endereço de conexão à internet).
Reeleito nas últimas eleições municipais com 60,66% dos votos, o prefeito Márcio Burguinha tem encontrado dificuldades no início do novo mandato. Apesar de ter diminuído os problemas de relacionamento com os vereadores, a população tem criticado bastante a falta de água, a demora na troca de lâmpadas queimadas, a limpeza da cidade, problemas na área da saúde e a inexistência de ofertas de emprego. A forma de se comunicar com os moradores também é avaliada negativamente. Confira abaixo os resultados das enquetes sobre esses temas.
As ações da Prefeitura de Chavantes no enfrentamento da pandemia de covid19 são aprovadas por 35% dos votantes, uma das melhores avaliações da gestão. O prefeito Burguinha seguiu os Decretos estaduais de restrição, implantou barreiras nas entradas e saídas da cidade aos finais de semana e apoiou as orientações da ciência. Ele também incentivou o uso de máscara e a população a se imunizar. A campanha de vacinação é elogiada pela população nas redes sociais.
É na área educacional onde o governo Burguinha obtém a melhor avaliação, sendo aprovada por 39% dos votantes.
A área ambiental alcançou 30% de aprovação e 61% de reprovação.
Mesmo concluindo a importante reforma do prédio histórico do teatro do Irapé, a gestão na área da cultura teve 64% de avaliações negativas. A falta de incentivo aos artistas durante a pandemia pode ter influenciado para tamanha reprovação.
No geral, o primeiro ano do segundo mandato do prefeito Márcio Burguinha não foi bem avaliado pelos votantes. A reprovação atingiu 66%, diante de 27% de aprovação. Para 7% dos participantes a atual gestão é regular.
___continua após publicidade___
CÂMARA MUNICIPAL
Os questionários sobre o Poder Legislativo indicam forte liderança da vereadora Michele Batista do Nascimento Lopes (Cidadania), eleita pela primeira vez nas eleições de novembro do ano passado. A assistente social liderou as enquetes de Revelação do ano, Melhores projetos, e Melhor fiscalizador da Prefeitura.
Autora de projetos de lei direcionados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com autismo, Michele obteve 58% dos votos na enquete sobre qual vereador apresentou as melhores propostas na Câmara em 2021.
Quando o assunto foi a fiscalização do Executivo, Michele obteve 51% dos votos, seguida de Rafinha, 19%, e Cezinha. 9%.
Michele Batista também foi a mais citada quando o internauta podia escolher os cinco vereadores de melhor atuação.
O troféu de Decepção do ano foi para o segundo vereador mais votado nas últimas eleições municipais. Cezinha recebeu 27% dos votos, seguido de Rafinha com 15% e Robertinho, 13%.
A população parece estar na bronca com Cezinha. Ele liderou também a enquete que possibilitava ao internauta escolher os cinco vereadores com pior atuação em 2021.
As enquetes do Jornal Biz também questionaram aos chavantenses sobre a política nacional. O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é considerado péssimo ou rim para 53% dos votantes. O resultado é muito parecido do divulgado pela pesquisa Ipec (antigo Ibope) no dia 14, que mostra que Bolsonaro é reprovado por 55% dos brasileiros e aprovado por apenas 19%.
Já o governador João Dória (PSDB) tem sua gestão desaprovada por 73%, e apenas 8% de aprovação.
Quando o internauta foi perguntado sobre o desempenho dos deputados estaduais e federais para Chavantes, só 10% aprovaram, e 73% consideraram como ruim ou péssimo o trabalho dos parlamentares.
O Jornal Biz agradece a todos que participaram da entrevista, e reafirma a importância da participação popular refletindo e questionando sobre as áreas administrativa e política da cidade.
Para acessar a página original onde foram realizadas as enquetes, clique aqui.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz