CANETADA 27.5.19
Sonho meu
Anísio Felicetti (PR) pede que a Prefeitura obtenha informações junto ao DER sobre a possibilidade de se construir ciclovia no trecho da rodovia Raposo Tavares que corta o município de Ourinhos. Cá entre nós, o DER não consegue nem manter o mato cortado e fazer a manutenção das lâmpadas dos postes, vai dar conta de ciclovia?
___continua após publicidade___
Cheirinho
Carlinhos da Lambo (PSC) pede providências sobre o mau cheiro no córrego do Jacuzinho, que sai dos fundos da vila Musa e corta o ramal Mello Peixoto. O Jornal Biz já noticiou o problema algumas vezes. O esgoto correndo a céu aberto causa náuseas em quem passa pelo local.
___continua após publicidade___
Verde-amarelo
Aproximadamente 150 pessoas se reuniram ontem na Praça dos Burgueses, em Ourinhos, em apoio a convocação feita pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Com cartazes contra o Centrão, STF, a favor da reforma de previdência e do pacote de medidas de segurança do ministro Sérgio Moro, a maioria dos manifestantes vestia camisetas da seleção brasileira de futebol. Após a concentração na praça, o grupo desceu a avenida Rodrigues Alves em sentido ao centro da cidade.
Ideia de jerico
Ari da Auto Escola (PSC) pede que a Prefeitura substitua as caixas de areia de todas as escolas por piso de cimento. Brincar na areia estimula o desenvolvimento sensorial; tato, visão, olfato e audição. Sem contar a comprovação científica de que brincar com esse elemento natural tem efeito tranquilizador em crianças muito agitadas. O vereador, que nunca deve ter brincado na areia quando criança, acha mais fácil a Prefeitura cimentar tudo tudo do que manter as caixas higienizadas?
Atrasada
Raquel Spada (PSC) pede o recapeamento da rua Manoel Vieira Junior, no Jardim Europa. É preciso avisar a vereadora que a rua já recebeu um reperfilamento no ano passado. A “obra” tem, inclusive, “pai”; o vereador Sargento Sérgio, que na época instalou várias faixas no bairro.
Queda de braço I
A Câmara vota hoje quatro vetos do prefeito Lucas Pocay (PSD) a projetos de lei do vereador Vadinho (PSDB). Para indeferir a proposta que estabelece a publicação da programação da execução de serviços públicos do município de Ourinhos, o prefeito argumentou que a lei é inconstitucional, sem citar qual item da legislação estaria sendo violado. A mesma justificativa foi dada para um projeto que cria a “Semana Municipal de Conscientização e Incentivo à Doação de Órgãos”.
Queda de braço II
Os outros dois projetos foram rejeitados por já haver legislação – ambas de 2014 – para os assuntos. Um seria para criar a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” e outro para obrigar a Prefeitura a divulgar listagem de medicamentos disponíveis e em falta na Rede Municipal de Saúde. Se as leis já existem, a Prefeitura está sendo omissa ao não aplicá-las.
___continua após publicidade___
Queda de braço III
É preciso ressaltar que os quatro projetos passaram pela Comissão Permanente de Justiça e Redação da Câmara Municipal, e receberam pareceres favoráveis, assinados por João Paulo Penha, Procurador Jurídico do Legislativo ourinhense.
Sem moral
Apesar da Câmara de Ourinhos aprovar diversas iniciativas de criação de datas comemorativas em forma de Semana disso, Semana daquilo, as leis nunca são aplicadas. Ao contrário daqui, na vizinha Santa Cruz do Rio Pardo foi iniciativa da Câmara Municipal a proposta de criação de um evento anual, a Semana Zilo e Zalo, que vem acontecendo regularmente há alguns anos, e homenageia a famosa dupla sertaneja daquela cidade.
A última
Após dois anos, a seção CANETADA chega ao fim. O Jornal Biz estuda um novo formato para levar informações sobre política aos seus leitores. Agradecemos a todos que nos acompanharam durante esse tempo. Foram produzidas 109 edições da Canetada, sempre com conteúdo crítico, atual e com respeito à verdade. Um abraço,
Bernardo Fellipe Seixas, Editor, 27.5.19
QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz