O clima tá doido

0
126

Vamos aproveitar que a chuva voltou depois de quase dois meses de seca e falar sobre o clima? Se você já ouviu algum idoso comentando sobre as mudanças climáticas, dizendo “no meu tempo era diferente”, pode acreditar.  Um verão com temperaturas muito altas e o inverno cada vez mais seco são algumas das mudanças mais sentidas nos últimos anos.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais dizem que a tendência na região sudeste é o aumento de chuvas muito fortes, que podem causar enchentes e alagamentos. Os períodos de seca também serão cada vez mais prolongados.

O mês de agosto é o mais seco em Ourinhos. Fonte: CLIMATEDATA.ORG

Tudo isso está acontecendo porque a temperatura está aumentando no planeta. Existe previsão de que viveremos climas com elevação média de 4 graus. Estudos sugerem que o desmatamento e o chamado efeito estufa são uma das causas do aumento da temperatura. Mas não vamos ficar incomodados só com o calor. Algumas regiões do país onde sempre choveu muito deverão ficar mais secas, como é o caso da região norte, que poderá ter problemas com a geração de energia, já que 85% da geração de eletricidade no país é feita através de hidrelétricas. A agricultura também será afetada, com muitas culturas tendo que se deslocar devido às temperaturas elevadas e à estiagem. Com as mudanças climáticas, as zonas agrícolas do país deverão ser repensadas.

No dia 21 de maio, chuvas fortes e intensas fizeram transbordar o lago da Fapi.

Pelo visto a natureza vai dar o troco e se vingar do desmatamento incontrolado, da poluição e falta de cuidados com rios e nascentes. Especialistas dizem que ainda dá tempo de reverter essa situação, promovendo o reflorestamento e diminuindo a emissão de gases poluentes.

A boa notícia é que a meteorologia prevê mais chuva até sexta-feira em Ourinhos, o que deve trazer um conforto e alívio para os males causados pelo ar seco do inverno.

Fonte: JORNAL DO TEMPO – UOL

Curta o Jornal Biz no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here