Vereador ourinhense pede votos para deputado que é réu na Justiça por importunação sexual

Imagens: redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas

Abel Fiel é cabo eleitoral do deputado estadual Fernando Cury, e aliado do prefeito Lucas Pocay na Câmara Municipal de Ourinhos

Pedir votos para um político réu na Justiça por importunação sexual pode ser desagradável, causar repulsa aos eleitores e revolta, principalmente às mulheres. Essas questões podem ser respondidas pelo vereador ourinhense Abel Diniz Fiel, do PSD, partido do prefeito Lucas Pocay.

Abel Fiel, Fernando Cury e Lucas Pocay | Foto: Abelfiel.com.br

Abel é cabo eleitoral do deputado estadual Fernando Cury (União Brasil), que é de Botucatu e tenta a reeleição pela terceira vez. Cury foi flagrado ao vivo pelas câmeras da TV Alesp apalpando, sem consentimento, a deputada Isa Penna (Psol).

Anuncie no Biz (14)99888-6911

O caso ocorreu na noite de 17 de dezembro de 2020, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e ganhou repercussão internacional. A deputada Isa conversava com o presidente da Alesp, quando Fernando Cury chega e a abraça pelas costas, tocando em seus seios. Imediatamente Isa de desvencilha de seus braços e o empurra. Ao SBT, a deputada disse que Cury exalava cheiro de álcool.

Fernando Cury foi expulso de seu partido, o Cidadania, e afastado do cargo por 180 dias pela Alesp. Dezenas de Câmaras Municipais pelo Brasil  aprovaram moções de repúdio ao deputado e de solidariedade à Isa, mas o legislativo de Ourinhos não se pronunciou. Pelo contrário. Em 22 de abril de 2022 os vereadores de Ourinhos entregaram o título de Cidadão Ourinhense ao parlamentar. Uma cerimônia iria acontecer na Câmara Municipal, e só foi cancelada devido a repercussão negativa da homenagem.

Sem surpresa para uma Câmara onde nove homens rejeitaram, há poucos meses, um projeto de lei que permitiria a presença de doulas na hora do parto nas maternidades locais.

Segundo uma pesquisa Ipec realizada recentemente, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, mas apenas 5% dos homens admitem. O levantamento aponta que 4 em cada 10 mulheres já sofreram importunação sexual e viveram situações de controle e violência domésticas, mas poucos homens assumem essas práticas.

Gráfico: G1

No dia 25 de agosto, um homem foi preso por importunação sexual dentro de um ônibus na Zona Sul de São Paulo. Identificado como Josiclieidson Silva de Jesus, de 27 anos, ele tentou tocar nas partes íntimas de duas mulheres, uma de 21 anos e outra de 17. Houve um tumulto dos demais passageiros que presenciaram a situação, e o motorista do ônibus parou o veículo em frente ao 102º Distrito Policial. Josicleidison já tinha sido preso em flagrante em 2015, após abusar sexualmente de uma passageira em um vagão do metrô.

Se Josicleidison fosse político talvez não estaria preso, e ainda poderia ter fã clube.

Abel Fiel tem 52 anos, é servidor concursado da SAE e se apresenta como “Missionário” nas redes sociais. Foi eleito vereador em 2016 mas não conseguiu a reeleição em 2020. Em junho, com a ida de Raquel Spada para a Secretaria de Governo de Lucas Pocay, Abel assumiu uma cadeira na Câmara de Ourinhos. Antes disso era cargo de confiança do prefeito, atuando como secretário-adjunto de Meio Ambiente e Agricultura.

Fernando Cury é de uma família rica e tradicional de políticos de Botucatu. Seu pai, Jamil Cury, e seu irmão mais velho, João, já foram prefeitos da cidade. João também está em campanha eleitoral, buscando votos para se eleger deputado federal.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.