Perdeu o celular? Veja o que fazer em caso de furto ou perda do aparelho

Foto: internet

É difícil encontrar quem não tenha um. Muito além das funções de um telefone comum, os celulares também funcionam como mapa, livro de receitas, caderno de anotações, gravador, jogos e máquina fotográfica, sem contar as milhares de possibilidades oferecidas pela internet.

Pela sua importância e praticidade, e por funcionar como guardião da memória do usuário, com arquivos de contatos, fotos e filmes, perder ou ter o celular roubado é motivo de angústia.

Fapi deste ano teve grande número de celulares furtados.

Na região de Ourinhos os furtos de celular aumentam durante a Fapi ou outros eventos onde existe aglomeração de público. Mas existem muitos casos de roubo ou furto de celular na rua, por isso a polícia aconselha que se use o aparelho preferencialmente em lugares fechados. Resumindo, é melhor não “dar bandeira”.

Se você perder ou tiver o seu celular furtado ou roubado, vai precisar bloquear o aparelho na operadora. Para fazer isso, precisa ter em mãos o número do IMEI (Identidade Internacional de Equipamentos Móveis) do seu aparelho. Esse é o número que identifica o seu celular, e geralmente pode ser encontrado na caixa, ou você pode acessá-lo digitando *#06# no teclado e fazendo a ligação. Anote e guarde esse número em lugar seguro.

Mas a dor de cabeça não acaba aí. É aconselhável registrar a ocorrência em uma Delegacia de Política, gerando um Boletim de Ocorrência. O registro também pode ser feito pela internet: SSP.SP.GV.BR/NBO

Apesar das precauções do dono do celular, algumas lojas conseguem desbloquear os aparelhos. Em 2008, a operadora de crédito Janaine Lopes esqueceu seu celular no banco da Catedral São Bom Jesus, em Ourinhos. Na época fez o bloqueio pelo número IMEI, mas não adiantou. “As indústrias tentaram dar essa segurança ao usuário com a possibilidade de bloqueio, mas as lojas de assistência técnica conseguem desbloquear e colocar outro número. Quem perde o celular, geralmente nunca mais vê o aparelho”.

Se você pretende comprar um aparelho usado, confira a procedência. Se o aparelho for fruto de crime, também configura prática criminosa de receptação, com pena de reclusão de 1 a 4 anos. É possível confirmar se o celular está impedido por denúncia de roubo no site da Secretaria de Segurança. A consulta é feita pelo IMEI.

Mesmo sabendo dos transtornos que acontecem pela perda ou furto do aparelho, tem gente que exagera. O universitário Welder Silva, 27 anos, já perdeu o celular seis vezes. Só neste ano foram duas vezes. “A última vez foi em uma festa, no final do mês de maio. Não sei se fui furtado ou deixei o celular cair ao tentar colocar no bolso da calça. Toda vez é aquela rotina de fazer boletim de ocorrência e ligar na operadora para bloquear o aparelho”, diz Welder, que lembra outra situação em que ficou sem o telefone celular.

“Outra vez estava com amigos no tablado de um rancho (foto acima), na beira do rio. Tinha muita gente, ultrapassou o peso e a armação de madeira não agüentou. Todo mundo foi pra água e só um celular funcionou no outro dia, mas infelizmente não foi o meu…”.

Curta o Jornal Biz no Facebook


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009