Tombada como patrimônio histórico, Casa dos Ingleses tem telhado coberto com saco plástico

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Redação Biz

Prefeitura não faz manutenção no único imóvel tombado como patrimônio histórico e cultural de Ourinhos

O imóvel conhecido como “Casa dos Ingleses – Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Junior”, que abriga a Secretaria Municipal de Cultura na avenida Rodrigues Alves, é o único tombado como patrimônio histórico na cidade. Apesar de sua importância, o prédio mostra falta de manutenção, com parte do telhado coberto por lona de plástico há pelo menos 15 dias, e falta de cuidados em toda a fachada.

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

A casa fazia parte de um conjunto arquitetônico que hoje não existe mais, formado por imóveis construídos para abrigar engenheiros ingleses que vieram para Ourinhos para a construção da Estrada de Ferro Noroeste do Paraná, nome depois alterado para Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná. O processo de tombamento durou mais de dois anos, e se concretizou em 2010, na gestão do então prefeito Toshio Misato. O ato garante a integridade original do imóvel, que não pode ser descaracterizado.

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

A falta de cuidados da Prefeitura com o imóvel, localizado em região nobre no centro da cidade, expõe a forma como a administração pública trata a cultura ourinhense. Por ser a sede de uma secretaria como a de Cultura e principalmente por constituir-se em imóvel tombado, portanto de importância histórica e turística, a antiga “Casa dos ingleses” deveria ser tratada com mais cuidados.

Prédio está mal cuidado

Ourinhos completou 100 anos em 2018, e não é uma cidade que conserve ou valorize sua história. O Museu Municipal tem atuação tímida, não existem iniciativas governamentais de amparo à memória, e, salvo algumas exceções, o patrimônio arquitetônico está desaparecendo. As casas dos antigos ferroviários que compõem o Centro de Convivência e a antiga Casa dos Ingleses, são alguns dos exemplos que ainda sobrevivem à degradação e ausência de políticas públicas para o setor.

Como o prefeito Lucas Pocay (PSD) insiste em dizer que a cidade está bonita e bem cuidada, seria bom ele dar uma passadinha pela avenida Rodrigues Alves para constatar a triste situação do único prédio tombado na cidade.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz