Sesi inaugura exposição “Máscaras” da artista Nilza Guerreiro

“De longe parece sólido, pesado, mas é muito leve", diz Nilza.

A artista plástica Nilza Guerreiro apresenta ao público sua exposição “Máscaras”, montada na unidade do SESI de Ourinhos. A exposição reúne cerca de dez obras inspiradas na arte ritualística africana e foram produzidas a partir de uma técnica que utiliza o papelão como suporte.

Aquilo que para a maioria das pessoas é considerado lixo, transforma-se em matéria prima nas mãos da artista.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

A forte expressividade estética das máscaras contrasta com a leveza que caracteriza suas obras: De longe parece sólido, pesado, mas é muito leve. Acho que isso encanta as pessoas. O interesse pelas máscaras e seus significados envolveu também muitas pesquisas que auxiliaram no seu processo criativo.

“Não tenho conhecimento de anatomia, gosto daquilo que as máscaras representam, da personificação da máscara. Eu estudei rituais, gosto desse tema”, diz Nilza.

“De longe parece sólido, pesado, mas é muito leve”.

Ela se dedica também à produção de bonecos, quase sempre utilizando materiais descartados. Aquilo que para a maioria das pessoas é considerado lixo, transforma-se em matéria prima nas mãos da artista. A ideia de aproveitar esse tipo de material está presente desde seus primeiros trabalhos ao lado do artista plástico e diretor teatral Sérgio Nunes. Durante vários anos, Nilza trabalhou com criação de cenografia, confecção de adereços e objetos cênicos para montagens teatrais.

A exposição reúne cerca de dez obras inspiradas na arte ritualística africana.

___continua após publicidade___

Ligue (14)99888-6911 e saiba mais.

Nilza revela que pretende se aventurar na exploração de outras técnicas para produção de máscaras: Agora estou com vontade de trabalhar com argila para preparar o molde da máscara, imagino que o material pode dar mais liberdade para criar detalhes.

Mediadora cultural do Sesi Ourinhos, Daniele reforça o incentivo da entidade aos artistas locais.

Daniele Neves, mediadora cultural do SESI, revela que havia um grande interesse em expor os trabalhos da artista: “Conheço e acompanho o trabalho da Nilza de confecção de bonecos, máscaras, cenários, e insisti muito para ela expor aqui. Demorou, mas conseguimos”. Daniele afirma que a unidade desenvolve um trabalho de incentivo aos artistas da cidade. 

Exposição: Máscaras

De 12 de março a 30 de abril

SESI Ourinhos – Rua Profª Maria José Ferreira, 100

Tel.: (14) 3302-3500 – Entrada franca

 

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz