Começa hoje e vai até o dia 25, em todo o Brasil, a Semana Nacional do Trânsito. Órgãos das esferas federal, estadual e municipal realizam campanha com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, cujo objetivo é conscientizar sobre as leis e normas ao dirigir e como se comportar como pedestre.
Em Ourinhos, números mostram que muitos cidadãos estão fazendo a escolha errada. Segundo dados da Delegacia Seccional de Ourinhos, só neste ano já são mais de 330 acidentes com vítimas na cidade, alguns, fatais.
Uma postagem sobre o cruzamento das ruas Cardoso Ribeiro e Euclides da Cunha, feita por Reginaldo Pereira Góis, domingo, 17, no Facebook, é um bom exemplo disso. O munícipe ilustra com várias fotos de carros sobre a faixa de pedestres, a falta de acessibilidade das calçadas e a dificuldade de um cadeirante ou pessoas com mobilidade reduzida para atravessar a rua, e solicita a colocação de um semáforo.
Esse problema é comum em muitas ruas da cidade. Em alguns pontos, a falta de campo de visão obriga motoristas adentrarem a faixa para conseguir enxergar o trânsito. Em outros, por falta de educação, os condutores não respeitam a faixa e avançam nos pedestres.
O trânsito privilegia carros, motos, caminhões, e os motoristas se esquecem que todos os dias, quando deixam seus veículos, tornam-se pedestres.
Desde janeiro, com o intuito de ter um trânsito mais pacífico, os vereadores insistem em pedidos para instalação de radares, lombofaixas e semáforos para veículos e para pedestres. Porém, muitos problemas têm origem na falta de conscientização de motoristas e pedestres. Se for preciso instalar semáforos em todos os pontos onde as pessoas encontram dificuldades para atravessar, vai faltar dinheiro no cofre da Prefeitura e lâmpada para tanto sinaleiro.
Com o objetivo de dar mais segurança às pessoas, a Prefeitura vem realizando ações como a ampliação de áreas destinadas aos pedestres e pintura e sinalização de solo. Os cruzamentos da avenida Altino Arantes com rua Cardoso Ribeiro e na rua dos Expedicionários com a rua Silva Jardim são alguns exemplos.
Essas ações são pontuais e importantes, mas não são suficientes. O único caminho para melhorar o trânsito na cidade é educando a população. Só assim Ourinhos vai ser uma cidade onde, se o pedestre puser o pé na faixa para passar, o motorista pára e respeita; e não acelera para atravessar mais rápido, como acontece com frequência.
A Coordenadoria Municipal de Trânsito até criou o projeto “Patrulha do Trânsito, Juntos pela vida”, mas o envolvimento com a comunidade e a divulgação são tão tímidos que nem na página da Prefeitura no Facebook a campanha aparece, mesmo que hoje seja o início da Semana do Trânsito em todo o país.