Redes sociais e eleições: A luta pela conquista de apoiadores fora das “bolhas”

Mário, Caio, Guilherme e Toninho. | Imagens: Reprodução redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Pré-candidatos a prefeito de Ourinhos enfrentam desafios para atrair eleitores além de seus apoiadores fiéis

Com a crescente importância das redes sociais na política, estas plataformas se tornaram ferramentas cruciais nas campanhas eleitorais. Os pré-candidatos à prefeitura de Ourinhos – Caio Lima (PSD), Mário Ferreira (Rede), Guilherme Gonçalves (Podemos) e Toninho do PT – utilizam sistematicamente Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok, mas enfrentam a dificuldade de alcançar eleitores fora de suas “bolhas” de apoio. O Jornal Biz explora as estratégias digitais desses pré-candidatos, oferecendo um retrato das dinâmicas que podem definir as próximas eleições municipais.

Recortes de publicações de Caio Lima nas redes sociais.

Ourinhos em pleno desenvolvimento

A pré-campanha de Caio Lima se destaca pela organização e profissionalismo. Secretário de governo e escolhido pelo prefeito Lucas Pocay (PSD) para a sucessão, Caio promove a continuidade da atual gestão com a frase “Ourinhos em pleno desenvolvimento”, um plágio do slogan de campanha de reeleição do ex-prefeito Toshio Misato em 2008, “Ourinhos em plena evolução”. A estratégia de Lima foca em destacar as ações governamentais, pintando um cenário onde a atual gestão garante progresso constante.

Os vídeos de Caio, pelo formato, tom de voz e estilo de edição, muitas vezes parecem ser produzidos pela mesma equipe do prefeito, e exibem uma Ourinhos idealizada, onde tudo funciona. Com visual repaginado e oratória cada vez mais polida, o ex-vereador não hesita em usar temas religiosos em seus discursos, lembrando seus tempos de atuação intensa no movimento Renovação Carismática Católica.

Contudo, a visibilidade promovida pela máquina administrativa também traz críticas. As publicações de Caio, além dos elogios viciados dos cargos comissionados, também são alvos de reclamações de moradores sobre serviços públicos, como falta d’água e problemas na infraestrutura urbana. Vale lembrar que centenas de pessoas, que em algum momento fizeram críticas à administração, estão bloqueadas nas redes sociais do prefeito Lucas Pocay. Essa dualidade evidencia tanto a eficácia quanto os desafios de sua estratégia digital.

Recortes de publicações de Guilherme Gonçalves nas redes sociais.

X Marcou você

Guilherme Gonçalves aposta no engajamento direto com o eleitor através do termo “X Marcou você”. A ideia é fazer com que cada internauta sinta que a mensagem, que na realidade é pública, foi destinada especificamente a ele. Apesar de sua aliança com até 12 partidos, a pré-campanha de Guilherme patina, com conteúdos que incluem visitas a feiras, reuniões com cabos eleitorais, e vídeos motivacionais com forte conotação religiosa. Este estilo, reminiscente dos pastores evangélicos, atrai uma base de seguidores que frequentemente comenta suas publicações com a frase “Deus te abençoe”.

A recente crítica pública à situação da rodoviária de Ourinhos, no entanto, demonstrou o potencial de romper a bolha. O vídeo gerou discussões fora do círculo habitual de apoio de Guilherme, recebendo reações de moradores insatisfeitos e conhecedores dos problemas do terminal de passageiros. Essa abordagem, que já lhe rendeu visibilidade no passado, como nos vídeos cobrando melhorias na porta da UPA, pode ser uma estratégia eficaz se explorada consistentemente. Porém, a falta de um plano estratégico claro e a necessidade de se posicionar firmemente como candidato a prefeito, em vez de vereador ou deputado, são desafios que podem comprometer sua campanha em uma disputa curta. Como a eleição em Ourinhos é decidida em turno único, o período para realização da campanha eleitoral será de apenas 51 dias, com início em 16 de agosto.

Recortes de publicações de Mário Ferreira nas redes sociais.

Vou seguir Mário

Mário Ferreira tem utilizado a frase e hashtag “Vou seguir Mário”, e adota uma abordagem crítica e abrangente. Em 2016, pelo PT, ele ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura, e agora, pela Rede, mantém um discurso progressista e de oposição ao prefeito Lucas Pocay. Mário é conhecido por suas críticas contundentes às terceirizações, à venda da SAE e ao “toma lá dá cá” no trato entre prefeitura e vereadores. Ele também foi um comentarista duro quanto à gestão de Bolsonaro durante a pandemia, e há anos protesta quanto ao número excessivo de cargos de confiança e falta de transparência nas ações da prefeitura de Ourinhos.

Seus vídeos abordam temas variados, desde a preservação ambiental até a promoção de cultura e esportes, passando por educação e saúde de qualidade. Apesar do discurso bem embasado e diverso, a maioria do eleitorado ourinhense (e do interior paulista) não tem considerado essas pautas importantes na hora de votar. Para comprovar esta tese, basta conferir os nomes mais votados nas últimas seis eleições, tanto para cargos do executivo quanto do legislativo.

Recortes de publicações de Mário Ferreira nas redes sociais.

Vamos juntos fazer a diferença

Com o slogan “Vamos juntos fazer a diferença”, Antônio Amaral Junior, o Toninho do PT, foca na importância de Ourinhos ter um acesso direto com o governo federal. Ex-vereador e figura constante na política local há mais de três décadas, Toninho destaca os feitos dos governos petistas em Ourinhos, como as supercreches da Cohab e do Recanto dos Pássaros, a construção da UPA, do Samu e as casas do programa Minha Casa Minha Vida.

Sua trajetória política está intimamente ligada ao Partido dos Trabalhadores e à figura do presidente Lula, além de recentemente à família Tatto. As publicações de Toninho frequentemente divulgam as ações dos deputados Enio e Nilto Tatto e iniciativas do Governo Federal, reforçando seu vínculo com as esferas superiores do partido. A proposta de lançar um Programa Participativo de Governo, onde os moradores podem indicar necessidades através de um aplicativo, é uma tentativa de inovar e atrair o envolvimento da comunidade. Contudo, sua comunicação ainda é muito focada na base tradicional petista, dificultando a expansão de sua mensagem para além desse grupo. A rejeição ao seu partido, em Ourinhos, também é um obstáculo difícil a ser vencido.

Venda da SAE fora da lista de possíveis fake news

A preocupação com notícias falsas será um desafio adicional. Os boatos que antigamente eram espalhados “boca a boca”, agora podem ser distribuídos mais rapidamente e de forma mais ampla, por mensagens de aplicativos. O boato de venda da SAE, tema polêmico e recorrente em eleições anteriores, estará fora da lista, já que o atual prefeito conseguiu vender a Superintendência de Água e Esgoto há alguns meses. A habilidade dos candidatos em comunicar suas propostas de forma clara e verdadeira, enquanto lidam com a disseminação de informações falsas, será crucial para o sucesso na disputa.

Clique no banner e saiba mais.
  • Clique aqui para ler outros conteúdos sobre a política de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube