Prefeitura vai entregar 100% da SAE para a iniciativa privada, confirma Lucas Pocay em entrevista

Imagem: reprodução vídeo TV Tem/G1

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

Seis dias após dizer que a SAE não seria privatizada, Lucas Pocay muda o discurso e afirma que vai entregar toda a autarquia para a iniciativa privada

A TV Tem, afiliada da Rede Globo, que recebe milhares de reais da Prefeitura de Ourinhos desde 2017, divulgou hoje entrevista de mais de seis minutos com o prefeito Lucas Pocay (PSD), feita pelo jornalista Adolfo Lima, veiculada no jornal do meio-dia. Perguntado sobre o problema que a cidade enfrenta com a greve dos coletores de lixo, Pocay disse claramente que a sua gestão fará a concessão da coleta de lixo, tratamento de esgoto e fornecimento de água para a iniciativa privada, ou seja, todos os serviços da SAE serão concessionados, desmentindo o que havia dito anteriormente.

Por exemplo: uma Prefeitura realiza a concessão do tratamento de água e esgoto para uma empresa privada.

Além do assunto dos coletores, Lucas Pocay respondeu sobre o projeto aprovado pela Câmara aumentando o salário do Prefeito, vice-prefeito e secretários. A justificativa do prefeito foi de que os salários dos agentes políticos estariam defasados, e que é necessária uma faixa salarial que atraia bons profissionais para a administração pública.

Quem conhece o nível técnico e profissional dos cargos comissionados indicados pelo Prefeito rapidamente percebe que esse argumento não se sustenta. Muitos dos secretários municipais escolhidos por Pocay vieram de outras cidades, nada sabem sobre as dificuldades dos munícipes e da história de Ourinhos, e são totalmente desconhecidos da população. Um caso exemplar é o Paulo Flores, ex-secretário de Cultura de Pocay e investigado por crime de responsabilidade, que é uma forma de corrupção segundo o Código Penal, com pena de prisão de dois a 12 anos.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Desde a aprovação pela Câmara Municipal, em 22 de dezembro, do projeto de autoria do Poder Executivo que revogou a outorga dos serviços de coleta de lixo e limpeza à SAE, o prefeito está em guerra com os coletores. A categoria sequer foi informada sobre o projeto, aprovado por vereadores da base governista na última sessão do ano, e não tiveram  explicações para suas dúvidas. Também não houve discussão sobre o assunto entre os vereadores, nem tampouco realização de Audiência Pública para esclarecer sobre tema tão controverso.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Os coletores e o Sindicato dos Servidores (Sinserpo) pedem formalmente há 14 dias, sem sucesso, uma reunião com o prefeito. Ontem Pocay divulgou nas redes sociais que teria se reunido com representantes da coleta. Na manhã desta terça-feira (4) o Jornal Biz entrou em contato com 18 coletores, que disseram que as pessoas que estão na foto com o prefeito e o superintendente da SAE não possuem nenhuma representatividade para a classe e não participam do movimento, sendo uma situação “armada” pela administração para enfraquecer as reivindicações dos coletores.

IGNORADOS – Nem o Sindicato dos Servidores, tampouco a Comissão de Coletores eleita em Assembléia no último dia 3 foram convidados para a reunião alardeada pelo prefeito. Nas redes sociais, a publicação do prefeito foi mencionada como “notícia falsa”, mencionando que os coletores não foram ouvidos.

Imagem compartilhada nas redes sociais

Contradição – No dia 29 de dezembro o prefeito Lucas Pocay foi às redes sociais em publicação dizendo “A SAE não será privatizada”, e que “a oposição deve parar de enganar a população, prejudicando todos com mentiras”. Aliás, nada de novo no argumento do prefeito, que todas as vezes que percebe questionamentos a respeito de algum assunto logo dispara essas mesmas frases feitas: “Estão politizando o assunto”. “A oposição quer baderna”, etc. Seis dias depois Pocay declara que a SAE será concessionada como um todo. O prefeito mudou de ideia ou é mais uma mentira?

Pega na mentira – Depois de ter reiterado que não faria a concessão desses serviços, Prefeito desmente suas próprias declarações

Como vereador, nos anos de 2012 e 2016 Lucas Pocay usou as redes sociais para criticar um projeto de autoria do então prefeito Toshio Misato que pretendia concessionar os serviços de saneamento básico em Ourinhos. No dia 27 de julho de 2016, Pocay concluiu uma publicação dizendo ser diferente do então prefeito: “Toshio quer vender a SAE, enquanto Lucas Pocay quer valorizar e fortalecer a SAE e seus servidores”.

É preocupante que Ourinhos seja governada por um político que oculta e distorce informações de interesse público, não sabe dialogar e não tem o mínimo compromisso com a ética. Como saber se Pocay diz a verdade ou se é mais uma tentativa de enganar as pessoas? Tempos sombrios para os ourinhenses. O ano de 2022 está apenas começando.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz