Prefeitura paga para Lucas participar de evento na Eslovênia

Captura de tela do vídeo postado na página do Facebook do prefeito Lucas Pocay.

 

O prefeito de Ourinhos Lucas Pocay (PSD) está na Eslovênia, país situado no leste europeu, onde foi receber o prêmio de “Gestão sustentável” durante o Fórum Econômico Brasil Eslovenia Woca 18, no Inter Continental Ljubljana, em Liubliana. Em novembro do ano passado recebeu prêmio em Lima no Peru, pelo “uso da tecnologia e inovação como instrumentos de inclusão social e economia”. A Prefeitura realizou pagamento para o evento.

Em virtude de mais uma viagem internacional do prefeito Lucas Pocay, o vice Paulo Cesar Ferreirinha Testa assumiu a Prefeitura na última terça, 19, e vai responder pela administração municipal até o dia 26.

Quem conhece mais de perto o meio político sabe bem como esses prêmios acontecem. No caso dessa homenagem que motivou a viagem à Eslovênia, a premiação aconteceu a convite do Conselho Curador e Comitê Juri do GCSM, entidade que se dedica a realizar esse tipo de evento e tem diretoria formada quase que exclusivamente por brasileiros.

___continua após publicidade___

O presidente de honra do Conselho Curador é Mário Garnero, conhecido por fundar a instituição bancária Brasilinvest em 1975. Acusado de corrupção, Garnero chegou a ter prisão preventiva solicitada pela Procuradoria Geral da República em 1985. No mesmo ano, Garnero é indiciado por estelionato, formação de quadrilha e operações fraudulentas no mercado financeiro.  Protegido pelo então ministro Antonio Carlos Magalhães à época, Garnero não chegou nem perto da prisão, e em 1989 o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a condenação do empresário. (Fonte: Folha de São Paulo, caderno Mercado, 20.10.1997)

O escritor Luis Nassif, em seu livro “A história do avô do rapaz que ofendeu Chico”, traça perfil do fundador da Brasilinvest: “…continuou a vida tornando-se uma espécie de João Dória Junior internacional. Aos encontros anuais da Brasilinvest comparecia a fina flor do capitalismo – e modelos belíssimas. Aliás, a capacidade de selecionar mulheres era uma das especialidades de Garnero, que conseguiu um encontro de Gina Lolobrigida para seu sogro”.

Página do prêmio parece de sites de turismo e não oferece nenhuma informação além das fotos das cidades.

No site da instituição que realiza o evento não há edital para inscrição no prêmio nem informação sobre os critérios para participação e avaliação. O site não explica nem o que é o prêmio Woca, mas a página é ilustrada com fotos de pontos turísticos onde acontecem as cerimônias de entrega.

Apesar do afastamento do prefeito por oito dias motivado por viagem internacional, o site da Prefeitura de Ourinhos não informa qual a programação de atividades de Pocay no evento ou durante os outros dias da viagem.

Em vídeo divulgado redes sociais o Prefeito enfatiza que todas as despesas foram pagas com recursos próprios. Porém, no site da Prefeitura, no item Inexigibilidade de Licitações, no dia 20 de abril consta “pagamento para participação do Prefeito Municipal de Ourinhos no “Fórum Econômico Brasil Eslovênia WOCA 2018” que ocorrerá na Eslovênia no dia 23 de junho de 2018.” O Jornal Biz não conseguiu encontrar no site da Prefeitura o valor pago no processo de Inexibilidade de Licitação nº13/2018.

Nesses 18 meses de gestão fica claro que Lucas Pocay procura de maneira obsessiva situações de aplauso e reconhecimento. Frequentemente divulga pesquisas onde sua gestão é classificada como “excelente”. A última foi durante a Fapi, onde uma enquete supostamente realizada e divulgada pelo prefeito em sua página no Facebook avaliou que 83% da população ourinhense considerava que sua gestão é a que mais havia realizado em um ano e meio de administração. Outras pesquisas foram divulgadas em jornais que propagandeiam as realizações do governo, onde a avaliação positiva da gestão beira os 100%.

Documento da Prefeitura mostra Inexibilidade de Licitação para pagamento por participação do prefeito no evento. Data informada para a realização do Fórum é amanhã, 23, sábado.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Conheça a maior série jornalística do centenário de Ourinhos.