Prefeitura de Ourinhos concede privilégio de vacinação para algumas categorias

por Bernardo Fellipe Seixas | Curta o JornalBiz no Facebook  Instagram  Twitter

Empregadas domésticas, diaristas e cuidadoras de idosos foram esquecidas, apesar do risco a que são expostas

O prefeito Lucas Pocay (PSD) tem explorado politicamente o projeto de vacinação contra a Covid-19, com dezenas de publicações em redes sociais recheadas de autoelogios sobre o assunto. Apesar de o calendário ser feito pelo governo do Estado, o prefeito tem atendido pedidos de vereadores e outras lideranças, e várias categorias estão sendo vacinadas antes da data prevista. Diversos profissionais tiveram os pedidos atendidos e já tomaram a primeira dose, como professores, motoristas, frentistas, funcionários de supermercados, e agora, os advogados.

Algumas categorias parecem não possuir lobby forte o suficiente para “furar a fila”, como a das empregadas domésticas, diaristas e cuidadoras de idosos. A vereadora Raquel Spada, que é do partido do prefeito, chegou a apresentar requerimento de informações, no dia 12 de maio, sobre a possibilidade de vacinação das domésticas. A propositura sequer foi respondida por Lucas Pocay.

Câmara aprovou pedido da vereadora Raquel Spada para vacinação prioritária de domésticas

As empregadas domésticas, geralmente mulheres, costumam utilizar transporte público lotado, e não raro trabalham em casas diferentes, correndo o risco de serem contaminadas e levar o coronavírus para as residências onde atuam.

Infelizmente essas mulheres parecem invisíveis aos olhos da sociedade, mas exercem trabalho duro, estão em situação vulnerável e precisam ser notadas pelas autoridades. Quem vai se manifestar?

Jornal Biz – Portal de Conteúdo

No ano de 2021 a Câmara Municipal de Ourinhos aprovou mais de 50 requerimentos solicitando a inclusão de alguma categoria como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19: funcionários de cartórios, líderes religiosos, padres, mecânicos e seguranças estão na lista.

Publicamente, no entanto, apenas a vereadora Roberta Stopa (PT) cobrou agilidade na aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde. Roberta criticou nas redes sociais e em pronunciamento na Câmara a demora do Governo Bolsonaro na compra de imunizantes.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz