Prefeito Lucas Pocay sugere uso da máquina administrativa nas eleições de 2020

Foto: psd.org.br

O prefeito Lucas Pocay (PSD) publicou um texto em seu Facebook no último dia 23 afirmando que, nas eleições de 2020, aquele que estiver ao seu lado politicamente terá acesso ao “uso da máquina administrativa”, e, portanto, terá mais chances de vitória.  A expressão foi usada dessa forma despudorada, tornando trivial um ato de abuso de poder.

O texto publicado fala sobre as mudanças que deverão acontecer na eleição de 2020, quando não haverá coligação proporcional e os candidatos com maior número de votos ocuparão as vagas na Câmara.

___continua após publicidade___

O prefeito manda um recado: Vereador que não estiver ao seu lado não será reeleito. E candidatos novos que não “usarem a máquina administrativa” que será colocada à disposição durante a campanha terão poucas chances. Confira: “A política mostra que vereador sem prefeito tem reduzidas suas chances de reeleição”.

Captura de tela da postagem feita na página pessoal do prefeito no Facebook. Clique para acessar a postagem

Até um perfil da atual administração no Instagram (@100_anos_ourinhos) foi utilizado para replicar a mensagem do prefeito. Veja abaixo.

Imagem: captura de tela do perfil 100_anos_ourinhos. Clique para acessar a postagem

Parece que Pocay se esqueceu que foi oposição durante os governos Toshio e Belkis, e não só foi reeleito vereador como conseguiu ocupar o cargo de prefeito.

___continua após publicidade___

Adra (14)99691-2716

O recado parece ter um objetivo: Começar a articulação de um possível novo governo a partir da eleição do Legislativo. E mostra também outro lado do jovem político ourinhense: o autoritarismo.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

As eleições existem num regime democrático, em que políticos com propostas e ideias diferentes enriquecem o debate e provocam reflexões que podem provocar mudanças. As Câmaras elegem candidatos a favor e contra o grupo político do prefeito, e é bom não esquecer a função de fiscalização que é inerente ao cargo, nem sempre condizente com o “amém” ou os repetitivos “parabéns” ouvidos durante as sessões. Nem tudo que o prefeito faz está correto, e a oposição tem obrigação de mostrar, discutir e propor alternativas, e ao prefeito cabe ouvir, já que o diálogo é a matéria prima da verdadeira política. Se o vereador de oposição foi eleito, ele representa um grande número de eleitores que também precisam ser ouvidos e respeitados.

O problema maior do texto escrito pelo prefeito Lucas Pocay é admitir por escrito o uso da máquina administrativa durante as próximas eleições. Se o Ministério Público ler a postagem, pode ser mais um processo.

Uso da máquina pública é crime eleitoral. | Imagem: site Ministério Público do Paraná

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz