Lucas Pocay sofre críticas em post sobre educação e apaga comentários de professores no Instagram

Imagens: Reprodução redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas / Jornal Biz

Comentários de professores em publicação do prefeito sobre educação foram apagados

O prefeito Lucas Pocay (PSD) enfrenta uma onda de críticas em seu perfil no Instagram, após uma publicação sobre a educação. Na última terça-feira (18), Pocay afirmou ter transformado a educação da cidade e que, em sua gestão, “o salário médio dos professores aumentou em 75%, superando o piso nacional”. Rapidamente, surgiram comentários questionando a veracidade dessas informações. O Jornal Biz recebeu mensagens de uma servidora municipal que, solicitando anonimato, comunicou que suas observações sumiram da publicação.

Grazi Maximino, identificada no Instagram como @grazizanutto, comentou educadamente sobre as contradições na postagem de Pocay. Ela explicou que a Lei do Piso do Magistério (11.738/08) assegura o piso nacional para os professores da educação básica, reforçada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal em 2023. Grazi também destacou que, com a criação do Estatuto do Magistério Municipal (Lei Complementar nº 911/2015) e o plano de carreira do servidor público, os professores de Ourinhos passaram a receber um “adicional diferenciado aos salários”. Ela concluiu: “Nenhum servidor teve um aumento de 75% nos vencimentos, como o senhor afirma erroneamente no vídeo”.

A professora Elisângela Siqueira Pedroso teve seu comentário apagado. Ela escreveu: “Digníssimo prefeito, boa tarde! Com todo o respeito, creio que essas informações precisam ser revistas. Vale ressaltar que o nosso aumento é dado conforme determina o Piso Nacional do Magistério… Acho que todos devemos ter transparência, principalmente quando expomos assuntos que envolvem a sociedade e a classe dos professores”. Após detalhar os valores da Tabela de Vencimentos do Magistério, ela acrescentou: “Muito me entristece ter que vir às redes sociais para tentar esclarecer e solicitar uma posição do Poder Executivo”.

Imagem: Reprodução Instagram. | Confira outros comentários no Instagram @jornalbiz

Após perceber que sua mensagem havia sido excluída, Elisângela comentou novamente: “Será que realmente estamos vivendo numa cidade onde se diz que há Democracia!? Contra as verdades não há argumentos, somente apagar os comentários. Que triste, que decepção”.

Outros internautas também notaram que as críticas, apesar de polidas e construtivas, estavam sendo deletadas. Viviane de Moraes Lopes questionou: “Cadê os comentários? Tinha tantos, vários profissionais da educação fizeram relatos, sumiu“. O professor Beto Crepaldi ironizou: “O mistério dos comentários de professores que somem“, acompanhado de emojis de risadas.

A atitude do prefeito Lucas Pocay em bloquear e deletar comentários críticos não é novidade. Em seu Facebook, há centenas (talvez milhares) de pessoas bloqueadas. Em 20 de setembro de 2019, o Jornal Biz publicou uma matéria sobre uma comunidade com quase 1.000 membros intitulada “Bloqueados na página do Pocay“. A biografia da página informava que “só existe graças à prepotência e arrogância do atual prefeito, que não é capaz de aceitar críticas nem ser questionado sobre suas ações”.

Os recentes episódios envolvendo o prefeito Lucas Pocay e os professores de Ourinhos revelam uma preocupante tendência de intolerância a críticas e falta de transparência por parte do gestor público. Em uma democracia saudável, o diálogo aberto e a aceitação de opiniões divergentes são fundamentais para o progresso e a justiça social. Políticos autoritários e intransigentes representam um risco à democracia, pois ao silenciar vozes críticas, limitam a participação cidadã e enfraquecem os mecanismos de controle e prestação de contas. A sociedade precisa estar vigilante e ativa na defesa de seus direitos, cobrando uma administração pública mais transparente e participativa.

  • Clique aqui e confira a repercussão desta reportagem no Instagram do Jornal Biz.

LEIA TAMBÉM:

Lucas Pocay diz que “Educação é destaque” em sua gestão, mas IDEB de Ourinhos é pior do que Canitar e outras cidades da região

Retrocesso: Ourinhos piora nota no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Educação: Ourinhos piora no ranking estadual de analfabetismo, aponta o censo do IBGE

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube