Poda de árvore só pode ser feita com autorização da Prefeitura

Podas drásticas são comuns em Ourinhos, e a fiscalização da Prefeitura é falha.

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz

Moradores reclamam de “mutilações” em árvores e da demora para execução do serviço pela Prefeitura

A poda drástica de árvores e arbustos é um dos maiores problemas enfrentados na arborização urbana, pois reduz as copas da árvores e, consequentemente, diminui as áreas de sombra e aumenta a temperatura na cidade. Como o serviço de poda da Prefeitura é demorado e burocrático, moradores acabam realizando o corte por conta própria, às vezes recorrendo a pessoas que não possuem treinamento para a tarefa.




No ano passado, o Jornal Biz recebeu reclamações sobre as “mutilações” feitas pelas equipes da Companhia Luz e Força em algumas árvores na avenida Domingos Camerlingo Caló, e nas ruas Euclides da Cunha, Benjamin Constant e Arlindo Luz. O Jornal Biz denunciou as podas irregulares com dezenas de fotos nas redes sociais.

Poda drástica em árvores na vila Emília (janeiro 2019)

Outro problema na cidade é o acumulo de galhadas resultante das podas. Semanalmente, os vereadores ourinhenses apresentam requerimentos e indicações reivindicando da Prefeitura a realização desse serviço básico de zeladoria. Há, inclusive, requerimentos que reiteram o pedido do vereador quando o serviço não é feito após mais de 45 dias.

Em Ourinhos, o morador que deseja realizar a poda na árvore da sua calçada deve protocolar um pedido de autorização na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A Prefeitura vai designar que um fiscal vá até o local verificar a necessidade do corte e emita um laudo. A partir disso, o morador pode esperar a realização do serviço pela Prefeitura ou, se desejar, retirar o laudo e contratar um podador credenciado.

Segundo comunicado da Prefeitura divulgado hoje, o recolhimento do material orgânico resultante da poda particular é de responsabilidade do morador, que deve garantir o descarte correto do material, sendo proibido jogar os galhos e folhas em terrenos e áreas verdes ou abandonar na própria rua.




O Jornal Biz consultou o engenheiro agrônomo Rafael Cortez, que informou que as árvores das calçadas são públicas. “A calçada é considerada passeio público. A galhada resultante da poda destas árvores é responsabilidade da Prefeitura fazer o recolhimento. A Prefeitura não pode confundir a manutenção do jardim da casa com a da calçada”, disse Rafael, que lembra de outro ponto importante: “o poder público deve ter mais cuidado na forma como divulga essas informações, para não acabar desestimulando a arborização na cidade”.

  • Informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelos telefones (14) 3335-7911 ou (14) 3335-7822.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz