A pedido de Lucas Pocay, vereadores podem criar mais uma secretaria

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz

Prefeito quer a implantação da Secretaria de Justiça e Cidadania, com novos cargos comissionados, e reestruturação da Procuradoria-Geral

A Câmara Municipal de Ourinhos pode votar na sessão desta segunda-feira (26) o projeto nº 23, de autoria do prefeito Lucas Pocay Alves da Silva (PSD), que cria mais uma Secretaria Municipal e reestrutura a Procuradoria-Geral do Municipal. A implantação da pasta de Justiça e Cidadania, e consequentemente novos cargos comissionados e funções de confiança, depende apenas de um requerimento de urgência e da vontade dos vereadores. Ou seja, já está criada.

O surgimento de uma pasta de “Justiça e Cidadania” em uma administração que, sistematicamente, viola as próprias leis do município, é no mínimo curiosa. Nos últimos anos, os vereadores de oposição solicitaram por meio de Requerimento, mais de uma dezena de vezes, que a Prefeitura apenas cumprisse leis municipais, estaduais e federais, normas, composição e fiscalização de Conselhos, prestação de contas e outras atividades que deveriam ser rotineiras em uma gestão transparente.

O prefeito Lucas Pocay possui ampla maioria no Legislativo, e sua proposta deve contar com 11 dos 15 possíveis votos, já que o presidente Furna não vota. A base governista é formada por Anísio Felicetti (PP), Abel Diniz (PSD), Alexandre Enfermeiro (PSD), Éder Mota (MDB), Kita (MDB), Fernando Seco (PP), Furna Beco da Bola (União), Gil Carvalho (PL), Borjão (PSD), Marcinho (União), Nilce (PSD) e Latinha (PP). Apenas os vereadores Guilherme Gonçalves (Podemos), Roberto Tasca (MDB) e Roberta Stopa (PT) atuam com independência política na Câmara de Ourinhos.




Atualmente a Prefeitura de Ourinhos possui 20 Secretarias, e pelo menos seis foram criadas nas gestões do prefeito Lucas Pocay: Comunicação, Mulher e Família, Inclusão, Planejamento, Segurança Pública e Governo. As pastas de Planejamento e Inclusão foram aprovadas pela Câmara em julho de 2021, e a da Mulher e Família em fevereiro deste ano.

JornalBiz.com – Portal de Conteúdo

Desde o primeiro mandato de Pocay, a ocupação dos cargos obedece a critérios puramente políticos. É comum a mesma pessoa comandar uma pasta e ser remanejada para outra, de segmento totalmente diferente, mesmo sem apresentar aptidão ou histórico profissional na área. Desconhecidos da população, amigos “importados” por Lucas Pocay de outras cidades também continuam dando as cartas em departamentos públicos.

Segundo o último boletim do Observatório Social de Ourinhos, divulgado em maio, a Prefeitura possui 481 pessoas ocupando cargos comissionados e funções de confiança, que consumiram mais de R$92 milhões na atual gestão.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube