Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
Barraca foi montada na praça Mello Peixoto e movimento recebeu grande apoio da população
Um grupo de voluntários realizou na manhã deste sábado (15), na praça Mello Peixoto, a primeira ação para coleta de assinaturas com objetivo de reivindicar um plebiscito sobre a privatização da Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos (SAE). A revogação da outorga da coleta de lixo e limpeza da SAE também é analisada.
O apoio à causa só pode ser feito por eleitores de Ourinhos e de forma manual, assinatura em papel, com informação dos dados do título de eleitor. O objetivo é atingir 4.500 assinaturas, o que representa 5% do eleitorado da cidade.
A iniciativa quer promover o debate sobre a entrega dos serviços da SAE para a iniciativa privada após o prefeito Lucas Pocay (PSD) declarar, em entrevista a uma emissora de TV, que pretende concessionar 100% da autarquia.
A equipe iniciou as atividades na praça por volta das 8h30, e se surpreendeu com a receptividade da população. Em alguns momentos foi preciso organizar uma fila para que todos pudessem assinar o abaixo-assinado sem causar aglomeração. Um dos coordenadores do movimento, o professor aposentado Adolar Raimundo, ficou animado com o apoio. “Muita gente não sabia do que está ocorrendo, e ficou surpresa com a informação de que o prefeito quer conceder toda a SAE para as empresas. A aceitação ao abaixo-assinado tem sido muito boa, e vamos continuar coletando assinaturas nos próximos dias”, disse Adolar.
O representante comercial João Vítor Vieira tem 20 anos de idade, é morador do Jardim Anchieta e ficou revoltado ao saber do interesse da Prefeitura acabar com a SAE. “Nossa cidade é rodeada por três rios e muitas vezes falta água na minha casa. A coleta de lixo funciona bem e o prefeito quer passar para empresários… Acho que é tudo questão de interesses e muita incompetência”, criticou.
Para divulgar a causa, o movimento criou uma página no Facebook e perfil no Instagram com o nome “Povo em defesa da SAE”, e lá serão informadas as próxima ações para coleta de assinaturas.
Entenda o caso – Em 2017, em seu primeiro ano de governo, Pocay aprovou na Câmara um projeto que autoriza a Prefeitura a conceder o tratamento de esgoto para empresas. Na última sessão do Legislativo ourinhense, em 22 de dezembro, os vereadores aprovaram a revogação da outorga da SAE para os serviços de coleta de lixo e limpeza da cidade.
O posicionamento da Câmara causou protestos de coletores e interrupção do serviço por alguns dias. Todos esses atos de Lucas Pocay têm um só objetivo: repassar os serviços da SAE para empresas, e consequentemente, extinguir a autarquia.
Vereadores governistas aprovam projeto de Lucas Pocay e levam coletores de lixo às lágrimas
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz