Ourinhos inicia hoje a imunização de crianças com a vacina contra a Covid19

Foto: Professor Túlio/redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Redação Biz

Primeiramente serão vacinadas crianças com deficiência e/ou comorbidades

Ourinhos iniciou na manhã desta segunda-feira (17) a aplicação do imunizante da Pfizer contra a Covid19 em crianças de cinco a 11 anos com comorbidades ou deficiência. A Prefeitura está aproveitando o barracão da “Cidade Mirim”, localizado no recinto da FAPI, para centralizar a vacinação.

A primeira criança a ser vacinada em Ourinhos foi Miguel Antônio Vicente Hespanhol, de 10 anos. Ele mora no Jardim Cristal e sofre de asma.

Miguel foi a primeira criança a ser vacinada em Ourinhos | Foto: Laperuta/Passando a régua

Apesar das repetidas declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizando a necessidade da vacinação de crianças contra a covid-19, sob a alegação de que não se trata de um grupo de risco para a doença, cerca de 800 pessoas entre cinco e 11 anos podem ter morrido após infecção por coronavírus desde o início da pandemia até fim de novembro do ano passado.

O número bem mais alto do que o oficial é de um levantamento da organização global de saúde pública Vital Strategies feito a pedido da BBC News Brasil com base em dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).

Anuncie no Biz (14)99888-6911

No período, as mortes por covid nessa faixa etária somaram 317. Mas o total sobe para 799 quando passa a incluir óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) sem especificação — quando a vítima morreu de infecção respiratória, mas não houve diagnóstico sobre o vírus que levou à morte.

A médica epidemiologista Fátima Marinho, consultora-sênior da Vital Strategies que coordenou o levantamento, explica que o número estimado de mortes por covid-19 entre cinco a 11 anos foi corrigido com base nos óbitos de SRAG nessa faixa etária em anos anteriores.

ATENÇÃO – Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável adulto, levar documento de identificação e a carteirinha de vacinação. A comorbidade ou deficiência deve ser comprovada com laudo ou documento.

Clique para ler

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz