Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
O Jornal Biz recebeu informações de que na noite de ontem (12) dois pacientes do Hospital Covid19 de Ourinhos tiveram que ser transferidos emergencialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O motivo foi o fim do estoque de oxigênio, necessário para pacientes que estão intubados ou precisando de ventilação artificial. Para facilitar o entendimento, preservando as identidades de nossos informantes, vamos chamá-los de Ricardo e Sônia. Ricardo é parente de um dos internados, e Sônia é profissional de saúde.
Segundo Ricardo, o Hospital Covid não tem mais cilindros de oxigênio nem ligações suficientes para instalação dos respiradores, e pelo menos outros quatro pacientes estão aguardando uma vaga em leito de UTI. “A enfermeira já disse que a situação é crítica e que (seu parente) precisa muito da UTI, mas não tem vaga em lugar nenhum”, disse Ricardo, por telefone ao Jornal Biz.
Ricardo também informou que o Hospital Covid de Ourinhos estaria para receber um carregamento de Bauru com cilindros de oxigênio. “Desde ontem eles falavam: ‘tá chegando’, ‘tá chegando’, mas resolveram transferir aqui para a UPA. Não dá pra ficar sem ar, morre sufocado”, reclamou, bastante emocionado.
NO LIMITE – Sônia diz que todos os trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia estão no limite emocional e físico. “Parece uma guerra. Estamos exaustos, enfrentando dificuldades com insumos… parece não ter fim”, disse Sônia. Ela também diz que o envolvimento emocional com pacientes e familiares dificulta ainda mais a situação. “Eu choro todo dia quando chego na minha casa. Vejo amiga, mãe de amigos, vizinho intubado. O sentimento é que estamos perdendo a guerra”.
Sobre a falta de oxigênio, Sônia informa que é algo que está acontecendo em vários locais, e que a decisão do governo estadual de abrir leitos no AME pode esbarrar na falta de estrutura, insumos e pessoal. “O AME vai virar hospital de campanha, mas não é só o prédio, tem as instalações elétricas, tubulares, hidráulicas, macas, médicos, enfermeiros, auxiliares… A situação de Ourinhos é difícil, mas ainda assim é melhor do que muitos lugares do Brasil”, esclareceu.
O Jornal Biz entrou em contato com a Prefeitura para saber um posicionamento sobre a falta de cilindros de oxigênio no Hospital Covid. Segundo a Assessoria de Comunicação, há previsão de entrega de um carregamento para hoje.
DEMISSÃO – O Diário Oficial do Município trouxe na edição de ontem (12) a exoneração de Cássia Palhas do cargo de secretária de Saúde de Ourinhos. Como o prefeito Lucas Pocay (PSD) ainda não nomeou outra pessoa para o posto, o comando da Saúde na cidade está por conta de Donay Neto, secretário-Adjunto e um dos cotados para assumir oficialmente o cargo.
CONTINUE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz