Ourinhos: Vereadores da oposição concentram melhores avaliações nas Enquetes Biz

Imagens: Reprodução TV Câmara

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas | Jornal Biz

Roberta Stopa, Guilherme Gonçalves e Cícero Investigador receberam 67% dos votos na questão sobre quem é o melhor vereador ourinhense

A disputa foi acirrada pela primeira posição na enquete que questionava quem seria o melhor vereador de Ourinhos. Guilherme Gonçalves (Podemos) liderou durante a maior parte do período de votação, mas Roberta Stopa (PT) virou o placar no último dia. A enquete recebeu 969 votos de 547 participantes. Era possível votar uma única vez, escolhendo até três nomes dentre os 15 parlamentares.




Representante do Coletivo Enfrente no Legislativo, Roberta Stopa foi a mais votada (259), seguida de Guilherme Gonçalves (238), Cícero Investigador (141), Roberto Tasca (71), Latinha (55) e Santiago (45). Esses seis vereadores já rejeitaram, em pelo menos alguma votação, projetos do prefeito Lucas Pocay (PSD). Latinha se posicionou ao lado dos funcionários públicos em decisões sobre reajustes salariais e foi contra a concessão da SAE, enquanto Santiago chegou a apoiar a abertura de CPI’s recentemente e no primeiro mandato de Pocay (2017-2020) .

JornalBiz.com

O resultado das enquetes sobre o Legislativo de Ourinhos indicam que a população reconhece o trabalho de fiscalização e proposição dos vereadores que não integram a base governista. Para se ter uma ideia da disparidade, Gil Carvalho (PL), Éder Mota (MDB), Alexandre Zóio (Republicanos),Borjão (PSD), Anísio Felicetti (PP), Nilce Araújo (PSD), Furna Beco da Bola (PSD), Abel Fiel (PSD) e Alexandre Enfermeiro (PSD), juntos, conquistaram 160 votos (17%). O índice é próximo do alcançado por Cícero Investigador, sozinho, que foi o terceiro mais votado com 141 votos (15%).



FISCAL DO POVO

O Jornal Biz também apresentou aos leitores o questionamento sobre quem na Câmara melhor fiscaliza os atos da Prefeitura. Com base na produção de requerimentos e independência política, foram selecionados cinco vereadores: Cícero Investigador, Guilherme Gonçalves, Roberta Stopa, Roberto Tasca e Santiago.

A vencedora também foi Roberta, com vantagem de apenas seis votos sobre Guilherme. A enquete foi votada por 518 pessoas. Confira o resultado abaixo:

JORNALBIZ.COM – Portal de Conteúdo




NOVIDADES EM 2023?

Nos últimos anos, a postura subserviente dos vereadores ao prefeito rendeu à Câmara apelidos como “Casa dos Parabéns” e até “Anexo da Prefeitura”. Os termos são usados regularmente pela população durante as transmissões das sessões no Facebook e Youtube.

Nas eleições de 2020, o prefeito Lucas Pocay foi reeleito e fez maioria folgada no Legislativo. Apenas Cícero, Guilherme e Gil Carvalho foram eleitos pela coligação do candidato Robson Sanches, que concorreu com Pocay. Porém, após cinco meses, o vereador Gil foi incorporado à base de apoio do prefeito, após acordo político de seu padrinho, o deputado federal Capitão Augusto (PL), com Pocay.

Clique e saiba mais

Se no início do mandato a postura da vereadora do PT na Câmara era dúvida para alguns, a resposta foi dada já nos primeiros meses de trabalho. Questionadora e combativa, Roberta Stopa se firmou como voz independente, atuando em oposição a Pocay, com Cícero e Guilherme.

Em dezembro de 2021, os vereadores Roberto Tasca e Latinha votaram contra o projeto de Lucas Pocay para a concessão dos serviços da SAE, e o sinal de alerta foi aceso na Travessa Abrahão Abujamra. Tasca rompeu definitivamente com o governo, mas Latinha esteve alinhado com o prefeito até o início da campanha eleitoral. Nos bastidores, fala-se que o vereador da Barra Funda rompeu com o prefeito.

Nas últimas semanas, quem passou a tecer críticas à atual gestão foi o presidente da Câmara, Santiago Lucas (União Brasil). Sua postura nos próximos capítulos da política ourinhense é uma incógnita, por sua proximidade com o ex-vereador e ex-secretário da atual gestão Silvonei Rodrigues, o Esquilo, que goza de grande prestígio junto ao prefeito.




Nos últimos 30 dias, a Câmara de Ourinhos formou três CPI’s para investigar possíveis irregularidades na atual gestão. A contratação sem licitação da empresa para coleta de lixo, a suposta compra superfaturada de 75 toneladas de ração e contratações de pessoas sem concurso público serão analisadas pelas comissões.

  • Clique aqui para acessar a página de votação das Enquetes Biz 2022 Ourinhos.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009