Ourinhos registra 46% mais mortes por Covid19 do que Araraquara nas duas primeiras semanas de abril

Foto: Reuters/Bruno Kelly

Prestes a afrouxar as medidas de flexibilização do Plano SP, Ourinhos enfrenta a pior fase da pandemia. De 1º a 17 de abril foram registradas 50 mortes, média de quase três por dia (2,94). Já em Araraquara, que virou referência nacional após implantação de lockdown, foram computadas 32 óbitos no mesmo período, média de 1,88 ao dia. Araraquara tem 238 mil habitantes; mais do que o dobro dos 114 mil moradores de Ourinhos.

lockdown decretado em Araraquara foi capaz de reduzir os indicadores relativos à disseminação do Covid19 no município, revelam dados da prefeitura. O confinamento total foi decidido pela prefeitura após a confirmação de um caso pela variante P.1, e resultou em queda no número de diagnósticos positivos da doença, internações e óbitos. Em Ourinhos, no mesmo período, o caminho foi o inverso, com aumento significativo nos casos confirmados e mortes.

A porcentagem de amostras positivadas para Covid19 em Araraquara, que já foi de 53% em 16 de fevereiro, ficou em 11% na última quarta-feira (14). O índice não ultrapassa os 30% desde o dia 2 de março. A Prefeitura de Ourinhos não divulga essa estatística.

Em Araraquara, entre o primeiro dia do lockdown, 21 de fevereiro, e o dia 11 de abril, 50 dias após o “fechamento” da cidade, o número de casos confirmados em 15 dias caiu 66,2%: de 2.361 (de 7 de fevereiro a 21 de fevereiro), para 799 (de 30 de março a 11 de abril).

ÓBITOS – Araraquara registrou 81 mortes entre 1º a 14 de março, e 16 de 1º a 14 de abril. Em Ourinhos as mortes dispararam: 15 óbitos entre 1º e 14 de março e 39 vítimas fatais de 1º a 14 de abril. Nos dias 15, 16 e 17 foram mais 11 mortes, totalizando 50 no mês de abril.

“Não tem a menor dúvida de que o lockdown foi a arma mais eficiente para reduzir os números”, disse a secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Honain, à revista Isto É. O município não tinha condições de vacinar a população em massa, e o outro mecanismo para aliviar a situação era o isolamento social, que realmente mostrou-se efetivo para conter e diminuir a transmissão, destacou a secretária.

Anuncie (14)99888-6911

No lockdown realizado em Araraquara, estavam autorizadas a funcionar apenas farmácias e unidades de saúde de urgência e emergência. Foi proibida a circulação de veículos e de pessoas na cidade. Era permitido sair de casa apenas para aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais e serviços de urgência ou necessidades inadiáveis.

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

Também foram proibidas todas as atividades comerciais, incluindo postos de combustível, supermercados, que podiam funcionar apenas para delivery, prestação de serviços (inclusive agências bancárias) e industriais, seja por atendimento presencial ou para prática de atividades internas, externas, produtivas, de manutenção, de limpeza ou outra de qualquer natureza, exceto segurança. O transporte coletivo também não circulou no período.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz