Ourinhos comemora 103 anos: Qual seu lugar preferido na cidade?

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter

por Redação Biz

Hoje Ourinhos comemora 103 anos de emancipação política. A cidade, que nasceu e cresceu em torno do traçado da ferrovia, hoje tem quase 115 mil habitantes. Conseguimos superar adversidades nesses mais de 100 anos, e hoje o município se revela principalmente nas atividades de comércio e prestação de serviços. Ainda temerosos da pandemia do coronavírus, os ourinhenses estão preferindo opções de lazer ao ar livre.

Ourinhos 103 anos | 13/12/2021

O Jornal Biz listou para você algumas sugestões de passeios tendo a natureza também como companhia, e parabeniza os ourinhenses pelo trabalho na construção desses 103 anos de história.

Lago da Fapi

Implantado em 1994, na gestão do então prefeito Claury Alves da Silva, o lago da Fapi se tornou um cartão postal da cidade. O local possui pista de caminhada, quiosques, equipamentos de academia e pedalinhos. Corajosos pescadores se arriscam nas águas poluídas do ribeirão das Furnas.

Lagos do recinto Olavo Ferreira de Sá (Fapi)

Trilha Verde

Local para “ver e ser visto” e frequentado por praticantes de atividades físicas, a Trilha verde foi implantada em 1997 pelo ex-prefeito Toshio Misato na avenida Horácio Soares. O local ganhou este nome por causa da faixa de grama que fica abaixo das grandes torres de alta tensão.

Trilha Verde
Trilha Verde, avenida Horácio Soares, Ourinhos




Calçadão

A ideia de criar um passeio público em uma das ruas de maior movimento comercial de Ourinhos trouxe dor de cabeça para o então prefeito Esperidião Cury, no ano de 1986. A reclamação dos comerciantes era que faltariam vagas de estacionamento para os veículos. Passados mais de 30 anos, o Calçadão da Paraná se tornou o metro quadrado mais caro do centro e símbolo do comércio de rua da cidade. Atualmente, comerciantes instalados no local reclamam de abandono do poder público.

Calçadão de Ourinhos em 13/12/2001. | Foto: Luiz Carlos Seixas

Parque ecológico

Implantado no último pedaço de mata atlântica da área urbana de Ourinhos, o Parque Ecológico Bióloga Tânia Mara Neto Silva foi criado pelo ex-prefeito Claudemir Ozório Alves da Silva, no ano de 2002. A área possui diversas espécies de árvores e flores identificadas com placas, trilha para caminhada e abriga algumas famílias de macacos. O parque possui mirante, relógio de sol e abriga famílias de macacos-prego.

Mirando do Parque Ecológico de Ourinhos | Foto: divulgação PMO
Anuncie no Biz (14)99888-6911

Catedral Senhor Bom Jesus

Localizada na praça Prefeito Camargo, conhecida popularmente como “praça da Matriz”, a Catedral é um exemplo da arquitetura dos templos católicos erguidos na década de 1950. Os vitrais coloridos com figuras bíblicas são sua marca registrada.

Vista de cima a Catedral de Ourinhos tem formato de cruz | Foto: redes sociais
Catedral de Ourinhos

Praça dos Skatistas

É uma das mais belas praças de Ourinhos, e foi implantada em 2006 pelo ex-prefeito Toshio Misato. O projeto aproveitou o terreno acidentado do local para as rampas, onde skatistas de toda a região se aventuram. Há espaço para shows, com piso e arquibancadas em paralelepípedos, e área coberta chamada de “Galpão amarelo” (atualmente pintado de azul). Clamando por uma reforma, a União dos Skatistas de Ourinhos criou um abaixo-assinado na internet para cobrar a Prefeitura.

Praça dos Skatistas de Ourinhos | Foto: http://sk8cebola.blogspot.com.br

Museu  e Centro de Convivência

O Museu Histórico e Pedagógico foi criado em 1995 e está instalado em um prédio na antiga estação ferroviária, na área central, onde nasceu Ourinhos. É possível fazer visitas monitoradas e conhecer artefatos que contam um pouco da história da cidade. As casinhas do Centro de Convivência foram os primeiros imóveis tombados como Patrimônio Histórico da cidade, em 1996.

Casinhas do Centro de Convivência enfeitadas para o Natal no ano de 2001 | Foto: Luiz Carlos Seixas
Prédio da antiga Estação ferroviária atualmente abriga o Museu Municipal




Ciclovias

As ciclovias começaram a ser implantadas em Ourinhos na gestão da ex-prefeita Belkis Fernandes, mas se tornaram marca registrada do atual prefeito Lucas Pocay. Segundo dados da Prefeitura, atualmente são mais de 35 quilômetros, localizadas em todas as regiões da cidade.

Entardecer em trecho de ciclovia no Jardim Santa Fé

Orelhão da Oncinha

Instalado em frente à Caninha Oncinha, na avenida Jacinto Sá, o telefone público emoldurado em uma onça se tornou um frequentado ponto para selfies e fotografias.

“Orelhão” da Caninha Oncinha, na avenida Jacinto Sá | Foto: Rafael Lefcadito

Lago Royal Park

O que era um simples ribeirão se tornou o primeiro lago urbano da cidade, no início da década de 1990. A Delfim Verde Empreendimentos foi a responsável por sua implantação, que emoldura o primeiro condomínio fechado de luxo de Ourinhos, o Royal Park. O local recebeu melhorias nos últimos anos, e foi batizado com o nome do avô do atual prefeito, Odayr Alves da Silva.

Lago do Royal Park em registro da fotógrafa Márcio Sato
Lago do Royal Park
Anuncie no Biz (14)99888-6911

Caixa d’água dos Bombeiros

Dez entre 10 moradores de Ourinhos afirmam que a caixa d’água dos bombeiros é o principal símbolo da cidade.  A construção pode ser vista de longe, das rodovias que chegam do Paraná (Sul) e da BR 153 (Norte), e fica localizada em área central da cidade.

Caixa d’água dos Bombeiros é um dos símbolos de Ourinhos

Kartódromo

O traçado da pista é elogiado por pilotos de todo o estado de São Paulo, e o local possui boa infraestrutura para recreação e eventos. O kartódromo Luiz Fernando Quagliato foi inaugurado em 1991, a pista tem 980m e sete metros de largura, o que possibilita a realização de etapas oficiais de corridas nacionais e internacionais.

Kartódromo de Ourinhos
Anuncie no Biz (14)99888-6911

Pontes da divisa SP/PR

São duas pontes, uma sentido Paraná e outra, Ourinhos. O local já foi muito procurado para banho no rio Paranapanema, pelas águas tranquilas e barrancos que possibilitavam bons saltos na água. Com a construção da hidrelétrica de Ourinhos e o consequente aumento no nível do rio, além da implantação de uma lagoa de decantação de esgoto, a beleza do rio é contemplada só da parte de cima da ponte. Dica: tampe o nariz, principalmente na época do inverno, pois o cheiro é de “rio Tietê”.

Vista de cima da ponte sentido Paraná-São Paulo

Paredão do Panemão

“Paredão”, rio Paranapanema




Ponte ferroviária sobre o rio Pardo

Apesar de ser uma estrutura construída na década de 1940, a ponte de ferro que liga Ourinhos a Salto Grande tem presença constante nas redes sociais, principalmente nas dos adeptos do ciclismo. Grupos de bikers costumam sair de Ourinhos e ir, pelo “areião” até Salto Grande. A foz do rio Pardo, desaguando no rio Paranapanema, fica a poucos metros da ponte.

Encontro das águas dos rios Pardo e Paranapanema | Foto: Mapionet

Confira abaixo outras imagens de Ourinhos:

Pôr do sol na trilha da Cohab | Foto: Reginaldo Barata
Nascer do sol em manhã de inverno | Foto: Roberval Leocádio
Chaminés de olarias, na vila Odilon | Foto: Rafael Lefcadito
Foto: Bernardo Fellipe Seixas
Arco-íris visto a partir do Jardim Santos Dumont | Foto: Bernardo Fellipe Seixas
Vila Odilon | Foto: Rafael Lefcadito
Flamboyant vermelho no lago da Fapi | Foto: Bernardo Fellipe Seixas

Faltou algum lugar? Qual o seu preferido? Clique aqui e conte para a gente.

ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz