Metade dos brasileiros concordam com casamento gay, diz pesquisa

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



|   Jornal Biz – Portal de Conteúdo   |

Intolerância: Levantamento do Instituto Ipsos mostra que 14% não concordam com nenhum grau de igualdade em relação a casais heterossexuais

Um levantamento feito pelo Instituto Ipsos, intitulado “Global Advisor – LGBT+ Pride 2023”, revelou que 51% dos brasileiros concordam com a legalização do casamento entre pessoas do mesmo gênero. A pesquisa foi realizada em 30 países entre fevereiro e março deste ano.

O levantamento foi realizado com 22.514 entrevistados, sendo 1.000 do Brasil. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

O índice nacional ficou cinco 5% abaixo da média global, que foi de 56%. Outros 15% dos brasielrios entrevistados disseram concordar que casais homoafetivos deveriam obter algum reconhecimento legal, mas não o de casar.

  • 20% disseram não saber opinar sobre o assunto e 14% não concordam com nenhum grau de igualdade em relação a casais heterossexuais.




Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu por unanimidade a legitimidade da união formal de casais homossexuais.

Em 2021 o Instituto PoderData realizou levantamento sobre o assunto, e o índice de aprovação à união homoafetiva também foi de 51%. A reprovação, no entanto, ficou em 33%, e 16% não responderam. Na ocasião, o PoderData também perguntou aos entrevistados sobre a existência de preconceito contra homossexuais no Brasil. Os resultados mostravam que 68% da população consideram que há discriminação contra o grupo. Os que negavam a existência de discriminação eram 21%.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube