Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter
por Bernardo Fellipe Seixas
Prefeito de Ourinhos divulgou dados de uma consulta que teria sido respondida por 427 pessoas no mês de outubro
O atendimento na UPA de Ourinhos é considerado ótimo ou bom, em todos os quesitos, para mais de 80% dos usuários. É o que diz uma publicação feita pelo prefeito Lucas Pocay (PSD) no início da tarde desta segunda-feira.
O resultado da amostra é apresentado em uma arte com os logotipos da Prefeitura de Ourinhos, do SUS e do Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), que faz a gestão da UPA. Não é possível aferir a confiabilidade dos dados, já que o prefeito não informa quem aplicou o questionário, como e onde foram feitas as consultas, e quem os respondeu. Não se sabe, também, quantas pessoas foram atendidas pela UPA no mês passado.
Nos comentários da publicação, ainda é possível ver algumas críticas. Ressaltamos “ainda” pois o prefeito Lucas Pocay tem o costume de apagar os comentários que não lhe são elogiosos, além de bloquear todos os críticos. “Piada esta nota, prefeito”, diz Celly Neves. “Não é verdade a metade disso”, criticou Carla Stolses. Simone Pompeu disse que “a pesquisa parece comprada, ou o povo mente na hora de responder, por medo”. Karine Kauane lembrou a dificuldade para se conseguir atendimento: “se estivesse tão bom assim não teria monte de gente pedindo ajuda nas redes sociais pra conseguir uma vaga”. Cleuza Gomes perguntou em qual cidade a pesquisa foi feita. Até a publicação desta reportagem, ao menos oito pessoas já haviam escrito que o atendimento na UPA é péssimo.
O vereador Guilherme Gonçalves (Podemos) escreveu que as notas não condizem com a realidade, e convidou o prefeito a fazer uma visita surpresa à UPA. “Estou lá diariamente às 19h”.
O secretário de Saúde, Donay Neto, interagiu com comentários elogiosos, usando o mesmo discurso do prefeito, mas foi alvo de críticas. Para Ana Carolina Garcia, Donay respondeu que a pesquisa é “expontânea e acolhe à todos (sic)”.
Um dos comentários com mais curtidas foi o de Bruna Caspe: “Jajá (sic) ele exclui a metade da população e bloqueia o Guilherme pois não aceita críticas para as devidas melhorias. A voz do povo não tem importância nenhuma, e olhe que votei nele. Total arrependimento! E pior são as frases ensaiadas…poupe-nos. A reclamação é pela falta de atendimento, falta de especialistas...”
Ao dar visibilidade a um levantamento com dados tão frágeis e discordantes da realidade, o prefeito Lucas Pocay teve que ler o comentário da internauta Stefanny Davi, que grafou: “o golpe tá aí, cai quem quer”.
HISTÓRICO – No último dia 21, Lucas Pocay publicou nas redes sociais que havia determinado a notificação e fiscalização periódica da UPA, “com base em denúncias veiculadas nas redes sociais sobre o atendimento prestado na unidade, com relatos sobre a morosidade dos serviços”.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz