Lucas Pocay e sua “comunicação” de mão única

Foto: redes sociais

Curta o JornalBiz no Facebook  Instagram  Twitter

por Bernardo Fellipe Seixas

O termo comunicação reflete a atividade profissional de algumas categorias, como jornalistas e publicitários. Envolve principalmente a troca de informações, em que ora um escuta e o outro fala, e ora a situação se inverte. Empresas e órgãos públicos que usam a comunicação como fala e escuta têm maior chance de sucesso, pois conhecem melhor sua clientela, criando laços de comunicação acessíveis e produtivos.

Se assim deve ser, vejamos como se comportam o prefeito Lucas Pocay (PSD), que é formado em Direito mas se intitula “jornalista”, e sua Secretaria de Comunicação: Desde o início de seu primeiro mandato, o prefeito de Ourinhos tomou para si, como função pessoal, a divulgação de atos e propagandas do governo em seus perfis nas redes sociais, praticamente ignorando a instituição Prefeitura. Também é muito conhecida sua prática de excluir comentários que não são de seu agrado ou bloquear perfis que insistam em dar sugestões ou criticar. Ou seja, o prefeito não quer ouvir ninguém.

Os releases produzidos pela Secretaria de Comunicação têm destino certo: jornais, rádios, sites e TVs pagos com dinheiro público para elogiar a administração municipal. Outros veículos de imprensa, quando tentam contato com o prefeito ou sua secretaria de Comunicação, não recebem resposta, ou seja, a Prefeitura não se manifesta, somente dialogando com quem o prefeito “coloca no bolso”, com mesadas que compram seus silêncios ou discursos elogiosos.

Desde janeiro de 2017, Pocay destinou quase R$6 milhões para órgãos de imprensa de Ourinhos e região. Neste ano já foram R$200 mil para rádios, e no mês passado firmou contratos, sem licitação, para pagar a TV Tem, o portal G1 e um site local.

Anuncie no Biz (14)99888-6911

Resumindo, a gestão Pocay exercita uma estranha comunicação de mão única, onde sua opinião é colocada como verdadeira, sem possibilidade de contestação. É autoritarismo que se chama, não é?

Apesar da falta de civilidade e competência do prefeito Pocay em não responder questões colocadas pela imprensa dita independente, o Jornal Biz sempre publica informações que sejam de interesse público. Ao contrário do prefeito, temos consideração e respeito pelo nosso público e sabemos da função do jornalismo em uma cidade como Ourinhos.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz