Hospital Veterinário das FIO é referência no Estado de São Paulo

O Hospital Veterinário das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) completou 10 anos de atividades em 2017. Inaugurado em 2007, o Hospital-escola que dá suporte à Faculdade de Medicina Veterinária, transformou-se numa referência na região Centro Oeste Paulista e no Estado de São Paulo.

O presidente da FEMM Roque Quagliato com a coordenadora do curso Cláudia Yumi, durante visita ao Hospital

Tendo como patrono o industrial Roque Quagliato, presidente da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), entusiasta do curso e um dos seus maiores apoiadores e incentivadores, o Hospital que leva seu nome, tem sido fundamental para a formação dos acadêmicos do curso que este ano formou a 9ª turma de profissionais.

O Hospital Veterinário Roque Quagliato das FIO possui aparelhos e recursos de alta tecnologia. No Laboratório de Biologia Molecular são realizadas além da rotina de diagnóstico de enfermidades infecciosas, as aulas práticas e o desenvolvimento de pesquisas juntamente com os alunos para a iniciação científica. Atualmente cinco alunos do curso de Medicina Veterinária das FIO possuem bolsa de apoio à pesquisa financiada pela FAPESP.

Para a coordenadora do curso, professora doutora Cláudia Yumi Matsubara Rodrigues Ferreira, os excelentes conceitos que o MEC (Ministério da Educação) tem atribuído se deve ao empenho de toda equipe, juntamente com a infraestrutura física e avançados recursos tecnológicos, possibilitando formar profissionais de alto nível muitos dos quais já atuam com grande êxito no mercado de trabalho.

A Faculdade de Medicina Veterinária das FIO obteve nota 4 (Conceito Preliminar de Curso), numa escala de 1 a 5, destacando-se em 8º lugar entre as 179 instituições de ensino públicas e privadas do Brasil e em 4º lugar no Estado de São Paulo (rede pública e particular).

Hospital Escola – Além das aulas práticas, o Hospital oferece estágio remunerado pelo CIEE, viabiliza todas as atividades e projetos de extensão universitária e presta serviços à comunidade local e regional.

A partir do 7º termo, os alunos participam de uma atividade de rodízio quando tem a oportunidade de vivenciar a rotina do hospital nos diversos setores: clínica cirúrgica de pequenos e grandes animais, laboratório clínico; os setores de anestesiologia, diagnóstico por imagem, clínica médica de pequenos e grandes animais, manejo de fazenda e reprodução animal. O Hospital também oferece Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária nas áreas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais, e Diagnósticos Laboratoriais.

Contando com profissionais titulados em diferentes especialidades, o Hospital possui Laboratório Clínico Microbiológico, Parasitológico e Molecular; Setor de Diagnóstico por Imagem com radiografia digital; Centro de Especialidades em oncologia, imagem, cardiologia, endocrinologia e ortopedia; atendimento de animais silvestres e exóticos; Setor de grandes animais com alta taxa de sucesso no atendimento de cólica em equinos.

De acordo com a coordenadora Dra. Cláudia Yumi, as aulas práticas compõem 50% da carga horária das disciplinas, desde o primeiro ano do curso, os alunos podem acompanhar os setores por meio de programas de extensão, vivenciando a rotina hospitalar e da fazenda. No decorrer do curso são oferecidas vagas para estágio remunerado em vários setores e desenvolvimento de projetos de pesquisa para iniciação científica. Dessa maneira os alunos podem compartilhar as experiências com os colegas e docentes desenvolvendo comprometimento e amor à profissão.

A Fazenda Experimental proporciona ao aluno a oportunidade de acompanhar o manejo sanitário, nutricional e reprodutivo dos rebanhos de bovinos de corte, leite, ovino, caprino e equino. O aprisco possui uma instalação ampla, com facilidade no manejo e bem estar aos animais.  A Fazenda conta ainda com ordenha mecanizada, circuito fechado e tanque de expansão, oportunizando o aprendizado de boas práticas da ordenha e a visão da importância da atuação do médico veterinário na produção de alimentos de qualidade.

No Laboratório de Reprodução Animal, é possível colocar em prática as biotecnologias do macho e da fêmea.

Eventos e campanhas – O Hospital Veterinário das FIO representado pelos professores e alunos, presta também relevantes serviços à comunidade, promovendo e participando de eventos e campanhas.

A Campanha Outubro Rosa, oferece orientação aos proprietários de animais e avaliação das mamas de cadelas e gatas com o intuito de prevenção; desenvolve o Projeto de Controle de Natalidade (PCN) realizando a castração de cães e gatos, tanto machos como fêmeas e participa da Campanha de Vacinação Antirrábica, auxiliando o município.

Outro projeto importante desenvolvido é o Pequeno Produtor, oferecendo assistência em pequenas propriedades rurais da região.

A Fazenda Experimental atende ainda as escolas municipais, recebendo a visita dos alunos de 3 a 7 anos que participam do Projeto Vida no Campo e Vida na Cidade. Em 2017, o Hospital recebeu 550 crianças de várias escolas do município.

Referência de ensino – À infraestrutura do Campus das FIO e do Hospital Veterinário são agregados outros importantes valores e recursos que conferem à Faculdade de Medicina Veterinária um ensino de excelência como, por exemplo, corpo docente de alto nível, composto por mestres e doutores comprometidos em dividir experiências e conhecimentos. “A equipe está em constante construção de pontes sólidas entre o aluno e os conteúdos das disciplinas por meio de aulas teóricas e práticas sempre em busca de qualidade na educação em sintonia com as rápidas transformações das gerações. A Instituição oferece todo suporte necessário para que os alunos desempenhem suas atividades com total apoio para as inovações tecnológicas do curso. A viabilidade do trabalho é possível pela interação entre o ensino, pesquisa e extensão”, afirma Dra. Cláudia Yumi.

Roque Quagliato, Cláudia Yumi, o diretor das FIO Bianor Colchesqui, o vice-diretor Claudinei Lima, professores e formandos da 9ª turma de Veterinária

Prontos para o futuro – O aluno formado no curso de Medicina Veterinária das FIO, encontra no mercado de trabalho (público ou privado) vasto campo de atuação e total aptidão para atuar em áreas como: clínica, cirurgia (pequeno ou grande porte), animais silvestres, anestesia, laboratório, diagnóstico por imagem, patologia, reprodução, nutrição, medicina veterinária preventiva,  vigilância sanitária e epidemiológica, saúde pública, além da área de pesquisa.

A coordenadora Dra. Cláudia Yumi conclui que além do aprendizado dos conteúdos nas aulas, o aluno recebe orientações éticas fundamentais. O curso, preocupa-se com o ensino aprendizado para formar profissionais para a vida, que irão trabalhar em uma das profissões mais completas do mundo, respeitando as três áreas: humana, animal e ambiental.

“Nossa estrutura é fantástica e o corpo docente trabalha com a troca de conhecimento pautada em experiências de quem realmente entende, preparando nossos alunos na construção do conhecimento com a postura ética e profissional”, finalizou.

Texto/imagens: Rose Pimentel Mader – Assessoria FIO

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK