
por Bernardo Fellipe Seixas
Evento deixa o Centro Cultural pela primeira vez desde 2004, e presta tributo à idealizadora do projeto
Entre os dias 14 e 18 de julho, Ourinhos recebe a 23ª edição do Festival de Música, tradicional evento cultural da cidade que este ano celebra o tema “Brasilidades”. A programação inclui cinco apresentações musicais gratuitas e oficinas voltadas a estudantes e amantes da música. A novidade — e também sinal dos tempos — é que, pela primeira vez desde 2004, o Festival não será realizado no Centro Cultural Tom Jobim, interditado para reforma, e sim no Colégio Santo Antônio.
Criado em 2001 pela professora e ex-secretária de Cultura Neusa Fleury Moraes, o Festival chega à sua 23ª edição em formato mais compacto, tanto em número de dias quanto em oficinas. A homenagem à idealizadora é um dos pontos altos desta edição. Neusa, que faleceu em março deste ano, foi uma das maiores incentivadoras da formação musical e cultural em Ourinhos. Criadora da Secretaria Municipal de Cultura, das escolas municipais de Música e Bailado e principal articuladora da construção do Centro Cultural, ela coordenou o Festival nas edições iniciais, 2001 a 2004, e no período que ficou conhecido como “época de ouro”, de 2007 a 2012.
Mudança de endereço e de fôlego
Com a reforma do Centro Cultural prevista para durar todo o ano, o evento vai acontecer nas dependências do Colégio Santo Antônio. A estrutura da escola deve atender bem ao público — especialmente porque o festival de 2025 é bem mais compacto do que os realizados em edições anteriores.
Entre 2007 e 2012, o Festival oferecia mais de 20 cursos com seis dias de aulas, e chegou a superar mil inscritos em 2012. Este ano, serão cinco cursos práticos com professores de renome (Orquestra de Cordas; Repertório; Choro; Prática Coral e Consciência Corporal; e Big Band), com duração de três dias. Além disso, duas oficinas complementam a programação: “Formação de bandas de rock”, com Rob Sammore, e a masterclass “Hábitos criativos de um músico improvisador”, com Hamilton de Holanda.
As oficinas serão realizadas entre os dias 15 e 17 de julho, com inscrições abertas no site escolademusica.ourinhos.sp.gov.br/festival. Para receber certificado, é necessário ter pelo menos 75% de presença nas aulas.
Shows gratuitos todas as noites
As apresentações noturnas seguem sendo um dos atrativos do Festival. Serão cinco noites de shows gratuitos, sempre às 20h30, no Teatro Roque Quagliato, dentro do Colégio Santo Antônio (Rua Arlindo Luz, 800 – Centro):
- 14/07 (segunda) – Quinteto Fronteiras OSESP
- 15/07 (terça) – Badi Assadi
- 16/07 (quarta) – Samba da Chinela Voadora
- 17/07 (quinta) – Paulo Maia e Sexteto (“O Universo do Calendário do Som”)
- 18/07 (sexta) – Hamilton de Holanda Trio – Live in NYC
A tradicional apresentação de encerramento dos alunos, que reúne os participantes das oficinas, será na sexta-feira, 18 de julho, às 14h, no pátio do Colégio.
Canjas e integração
Mesmo com o novo formato, o Festival manterá algumas de suas tradições. Os alojamentos estão garantidos para os participantes, e as tradicionais canjas — encontros musicais informais entre alunos, professores e músicos da cidade — acontecerão em bares parceiros, selecionados por meio de edital da Prefeitura.
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Escola Municipal de Música e outras instituições, o XXIII Festival de Música reforça a vocação formativa e artística da cidade, ainda que com um vigor mais discreto que em outros tempos.
Enquanto os organizadores não sinalizam se pretendem retomar o fôlego das edições mais ambiciosas, o público já se prepara para celebrar a música — e a memória de quem ajudou a plantá-la no coração cultural de Ourinhos.
Saiba mais sobre quem foi Neusa Fleury Moraes:
Neusa Fleury faria 69 anos neste sábado: confira depoimentos emocionantes
Documentário sobre os 10 anos do Festival de Música de Ourinhos, lançado em 2010:
- Quer ver os conteúdos do Jornal Biz em primeira mão? Clique aqui e entre para o nosso grupo no WhatsApp.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube