Exame de Covid exibido por vereadora foi pago pela Prefeitura, aponta laudo do laboratório

Imagem: captura de tela TV Câmara Ourinhos

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



por Bernardo Fellipe Seixas

Na sessão da Câmara de Ourinhos da última segunda-feira, 12, a vereadora Raquel Spada (PSD) usou a tribuna para defender a sua participação na Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) criada pelo Legislativo para investigar possíveis casos de “fura-fila” em Ourinhos. Minutos antes, o vereador Cícero Investigador (Republicanos) havia pedido que vereadora não participasse da CAR, por ter sido envolvida em um caso semelhante ao do objeto da CAR.

Entenda o caso – Desde 10 de fevereiro, quando esteve no drive thru de vacinação instalado no estacionamento do ginásio do Monstrinho, e publicou vídeos e fotos com a equipe de vacinação, Raquel Spada enfrenta boatos de que teria sido imunizada irregularmente. Naquele dia, a vereadora publicou em seu Facebook uma foto ao lado de profissionais de saúde, com texto informando datas para vacinação. O que chamou a atenção foi um suposto cartão de vacinação em sua mão. Na época, Spada disse que se tratava de uma folha de caderno com telefones anotados.

O laudo do Laboratório Ourilab exibido por Raquel Spada em pronunciamento transmitido ao vivo pela TV Câmara, no último dia 12, aponta que a vereadora fez a coleta de sangue no dia 12 – o resultado ficou pronto no mesmo dia –  e mostra que ela não possui imunidade para SARS COV2: valor de referência menor do que 3,80 AU/ml para “anticorpos neutralizantes para SARS COV2”, equivalente à “ausência de imunidade”. No item “Nota 1”, o parecer diz que “este exame não discrimina resposta vacinal ou de exposição viral”. E continua: “A dinâmica da resposta imunológica após a vacina depende de alguns fatores como: tipo de vacina utilizada e estado imunológico do paciente”.

Parte do exame mostrado pela vereadora Raquel na última sessão da Câmara Municipal

Além da questão técnica e laboratorial do exame, outros fatores criaram um novo fato ao se observar detalhes do exame: a possibilidade da Prefeitura de Ourinhos ter custeado o exame de Raquel.

Vereadora mostra exame durante sessão da Câmara | Imagem: captura de tela TV Câmara

O laudo da Ourilab exibido pela vereadora durante a sessão informa que a origem da paciente é o CS1 Ourinhos-UBS (Posto Central – Postão), e o campo que deveria indicar o médico que solicitou o exame está em branco. Como contratante está a Prefeitura de Ourinhos (Convênio PMO Covid II). A data de entrega do exame é do dia 12.

Vale ressaltar que os laudos de exames realizados pela Ourilab para a população ourinhense, pagos pela Prefeitura de Ourinhos possuem preenchimento “PMO COVID” no campo Convênio.

Cabeçalho do exame mostrado pela vereadora Raquel na última sessão da Câmara Municipal

Consultas feitas pelo Jornal Biz junto a laboratórios de Ourinhos mostram que o custo do exame pode variar entre R$149 e R$472. A Ourilab é a única empresa em Ourinhos que entrega o resultado no mesmo dia. No Laboratório Dr. Monzillo o prazo é de até 12 dias, e no Santa Paula, três dias.

Por meio de troca de mensagens de aplicativo, Raquel Spada disse ao Jornal Biz que o exame foi feito sem solicitação médica e pago com cheque nominal à Ourilab. Quando solicitamos cópias do exame e do pagamento, a vereadora disse que estávamos “passando dos limites”. Mesmo com a negativa de Raquel, o Jornal Biz conseguiu acesso ao cheque.

Anuncie (14)99888-6911

Em conversa por telefone, um funcionário do Laboratório Ourilab relatou que o preenchimento do contratante do exame como “Convênio PMO” teria sido um erro da empresa, e confirmou que a vereadora pagou pelo exame em cheque, no dia seguinte (13). A nota fiscal do serviço foi emitida ontem (14).

O colaborador também disse que ontem foi emitido um novo laudo da análise, com o campo do contratante como “Particular”. A origem do paciente também é diferente do exame mostrado na sessão da Câmara do último dia 12, e agora diz “PCD3” em vez de “CS1 OURINHOS-UBS”. O número da matrícula também não está mais em branco. A data da entrega passou do dia 12 para 14.

Cabeçalho refeito do exame da vereadora Raquel Spada

Confira abaixo os dois laudos do exame para anticorpos neutralizantes para SARS CoV2 da vereadora Raquel Spada:

Laudos apresentam informações divergentes sobre Origem da paciente, Convênio, data e número de matrícula, mas tem resultados idênticos na análise laboratorial

Contradição – Em fevereiro, quando o boato da suposta “furada de fila” da vereadora ganhou repercussão, o Jornal Biz entrou em contato com Raquel, e ela informou que na verdade segurava  “uma folha de caderno” e seu aparelho celular. O assunto foi publicado na Canetada do dia 15 de fevereiro. Na última sessão da Câmara, porém, a vereadora mudou a versão, dizendo que tinha em mãos um cartão de vacinação, que teria usado como rascunho para anotar números de telefones para informações sobre a vacinação.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009