Evento reúne pessoas para conversar sobre meio ambiente em Ourinhos

Podas drásticas são comuns em Ourinhos, e a fiscalização da Prefeitura é falha.

“Vamos falar sobre meio ambiente em Ourinhos?” é a pergunta-tema do encontro que vai acontecer na próxima segunda-feira, às 19h, no Bar Sete Cordas.

Organizado pelo Coletivo Enfrente, o evento vai reunir em uma mesa redonda a ativista ambiental e co-deputada da Bancada Ativista Claudia Visoni, o engenheiro florestal Rafael Becheri e a professora Neusa Fleury. A mediação será do pesquisador e aluno da Unesp, Weber Carvalho.

___continua após publicidade___

O Coletivo Enfrente reúne interessados em pensar e promover ações na cidade, e foi criado recentemente em lançamento realizado no Espaço Theia, numa iniciativa de Camilla Zaina Drumond, Danilo Santos, Marisa Barletto, Roberta Stopa e Weber Carvalho. Dentre as ações já realizadas constam roda de conversa sobre “Comunicação e informação” e “O papel do legislativo nas políticas públicas”.

Membros do Coletivo Enfrente, de Ourinhos.

Se existe um assunto muito comentado atualmente é o meio ambiente, e o tema está em alta depois de sucessivos desastres que aconteceram no país como a tragédia de Brumadinho, as queimadas na Amazônia e o recente vazamento de petróleo que contamina as praias brasileiras. Nada mais oportuno do que conversarmos sobre isso, já que a cidade de Ourinhos convive com situações não resolvidas como falta de tratamento do esgoto, arborização urbana insuficiente, descarte irregular de lixo e falta de campanhas esclarecedoras sobre o assunto.

A co-deputada Claudia Visoni é referência em ações de defesa do meio ambiente. | Foto: redes sociais

Claudia Visoni é jornalista, agricultora urbana e milita junto a Conselhos e entidades ligadas ao meio ambiente em São Paulo. Adepta de um estilo de vida “sustentável”, ela também é co-deputada da Bancada Ativista. Trata-se de grupo de deputados que dividem as tarefas em torno de um único mandato, e sua atuação é voltada para apoiar projetos de proteção ao meio ambiente e iniciativas de cunho comunitário ou social. Claudia vai contar sobre suas experiências na área.

O engenheiro Rafael Cortez realiza um projeto pessoal de arborização há mais de 10 anos em Ourinhos. | Foto: redes sociais

Rafael Becheri Cortez é engenheiro agrônomo e especialista em Gestão Ambiental e Manejo Florestal. Há muitos anos atua em iniciativas de arborização em Ourinhos. Muitas das árvores plantadas em torno do lago do Royal Park são fruto de seu trabalho. Também participa do grupo “Cidade verde”, que atua realizando plantio de árvores na cidade. Aproveitando sua experiência, Rafael vai falar sobre arborização urbana.

Neusa Fleury é escritora, gestora cultura e vai falar sobre compostagem doméstica. | Foto: redes sociais

Neusa Fleury atuou como gestora cultural em Ourinhos durante muitos anos. É formada em Música. Escreveu, em parceria com Marco Aurélio Gomes, “Um olhar sobre a presença japonesa em Ourinhos” e “Festa de todos os sons”. No ano passado lançou “Me voy me vengo”, livro de poemas publicado pela Editora Patuá. Desde 2012 mantém a página “Azul e Verde Ourinhos” nas redes sociais, e na oportunidade vai falar sobre compostagem doméstica.

Serviço: Evento “Vamos falar sobre meio ambiente em Ourinhos?”, organizado pelo Coletivo Enfrente, no Bar Sete Cordas, rua Arlindo Luz, nº 151, centro, Ourinhos. Segunda-feira, dia 18/11, às 19h

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009